Setembro é mês da alfabetização e das literacias em Lagoa

Há atividades online e em espaços culturais do concelho

A Câmara de Lagoa vai assinalar, em Setembro, o mês da alfabetização e das literacias com um programa de atividades que vão decorrer online, mas também na Biblioteca Municipal e na Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues.

Estas ações terão como «pano de fundo o combate ao analfabetismo e às baixas literacias que ainda grassam no país e na região do Algarve».

Em todas as segunda-feiras de Setembro (dias 14, 21 e 28), às 18h30, será promovida na Biblioteca Municipal de Lagoa a iniciativa «Clube de escrita criativa», animada por David Roque.

Já “A Música” chega a este espaço cultural às 18h00 de todas quartas-feiras do mês (dias 9, 16, 23 e 30).

A outra proposta da biblioteca é a atividade «Semear histórias», agendada para os dias 22, 25 e 29, às 10h00.

«A “Comunidade de leitores” é dinamizada por Cristina Calvino, às 18h30 de quinta feira, 24 de Setembro. No dia seguinte, 25 de Setembro, às 18h30, regressam as Tertúlias apresentadas por Maria Luísa Francisco», segundo a Câmara de Lagoa.

Já na Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues vai comemorar-se o Dia Internacional da Paz, a 21 de Setembro. A partir das 10h00 mobilizam-se aí as «Artes plásticas pela Paz».

Nos meios online da autarquia será promovido o «II Encontro Municipal de Inovação na educação: partilhas de boas práticas» durante as manhãs de 10 e 11 de Setembro.

Na página de Facebook do Município de Lagoa, evocam-se as «Jornadas Europeias do Património 2020», a decorrer nos dias 25, 26 e 27 de Setembro, com um jogo (quizz) sobre história local.

«Esta convergência de iniciativas pretende assinalar o Dia Internacional da Alfabetização, que em Lagoa coincide com o feriado municipal, a 8 de setembro. Trata-se de um apelo à responsabilidade social individual e coletiva no combate ao analfabetismo e às baixas literacias», concluiu a Câmara de Lagoa.

 

 



Comentários

pub