Marcelo pede aos portugueses que continuem a fazer turismo em Portugal

«Continuem a fazer o mesmo, daqui até ao fim do ano e na passagem do ano», disse o Presidente

Foto: Nuno Costa | Sul Informação

«Não tenham pressa em conhecer o resto do mundo. Tenham pressa em conhecer melhor Portugal», afirmou esta segunda-feira, 28 de Setembro, Marcelo Rebelo de Sousa, no encerramento da 5ª Cimeira do Turismo, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Segundo o Presidente da República, «esta fase é a mais difícil» da crise provocada pela pandemia de Covid-19, que se prolongará por «seis meses, sete meses», e por isso «é muito importante contar com o turismo português no próximo ano e, em particular, até ao fim do próximo Verão».

«É aí que tudo se joga», defendeu.

Dirigindo-se aos portugueses, o Presidente da República considerou que «foram extraordinários ao viajarem neste Verão, ao percorrerem o país, ao contribuírem para preencher uma parte do vazio deixado pelos estrangeiros que não vieram, ao não irem para o estrangeiro ficando em Portugal, ao descobrirem maravilhas em Portugal».

«Continuem a fazer o mesmo, daqui até ao fim do ano e na passagem do ano. E o mesmo daí até à Páscoa. E, se tiverem férias, ou se tiverem uns dias, ou uns fins de semana longos, nesse tempo, sobretudo na Páscoa. E depois, ao planearem as férias de verão do ano que vem», apelou.

Marcelo Rebelo de Sousa pediu-lhes que «comecem a pensar nisso com tempo, para com tempo darem horizonte de segurança ao turismo em Portugal, e à restauração, e a uma parte do comércio, e outras atividades que estão obviamente entre si ligadas, e outros tantos serviços».

«Há um ano, a vossa preocupação, de alguns de entre vós – penso eu, apesar de tudo, uma minoria – era ter-se turistas a mais. A nossa preocupação neste ano é termos turistas a menos, neste ano e no próximo ano. Pois então, os portugueses comecem eles próprios por serem turistas na sua terra», insistiu.

 



Comentários

pub