Casos ativos no Algarve continuam a aumentar [mapa interativo]

Número de doentes recuperados também cresceu, mas a um ritmo inferior ao dos novos casos

Os casos ativos de Covid-19 no Algarve continuam a aumentar, segundos os dados apurados pelo Sul Informação junto de fontes oficiais. Desde ontem, há mais 37 casos ativos na região, sendo os concelhos de Portimão, com mais 13, de Vila Real de Santo António (mais 7) e Albufeira (mais 6) os que deram o maior contributo para este acréscimo, nas últimas 24 horas.

Os concelhos com maior número atual de casos ativos são os de Albufeira (108), Loulé (90), VRSA (79), Lagos (62), Portimão (55) e Faro (54).

Em Portimão, o surto na comunidade cigana continua ativo, mas está a ser acompanhado de perto, nomeadamente através da realização de testes em grande quantidade, pelas Autoridades de Saúde.

Isso levou a que duas turmas da Escola EB1 do Pontal, naquela cidade, onde dois jovens alunos de etnia cigana deram positivo nos testes feitos, tivessem de ficar de quarentena até dia 12 de Outubro. A medida inclui professores e colegas das duas crianças infetadas.

Também em Faro, depois de um aluno da Escola E.B.1/JI no 4 de Faro ter testado positivo à Covid-19, por contacto exterior à escola, a autoridade de saúde «determinou o isolamento profilático dos docentes, técnicos, assistente operacional e alunos que mantiveram contacto com a criança».

Segundo uma circular enviada pela escola aos pais, «a atividade letiva desta turma passará ao regime não presencial», enquanto se mantiver a quarentena.

A direção da escola tranquiliza os pais, dizendo que «a situação está a ser acompanhada pelas autoridades de saúde e encontra-se devidamente controlada».

Em Portimão, numa semana (entre 23 e 30 de Setembro), foram registados 36 novos casos de pessoas infetadas com o SARS-COV-2. Segue-se, no mesmo período de tempo, os concelhos de Tavira (mais 26 infeções), Albufeira (mais 23) e Loulé (mais 22).

Sabe-se que há surtos de Covid-19, detetados nos últimos dias, em lares de idosos de Tavira, Quarteira (concelho de Loulé) e Olhão, mas neste último município, na última semana, só se registaram mais 7 novos casos.

O total acumulado de casos no Algarve, desde o início da pandemia, também cresceu: passou de 1462 no dia 23 de Setembro, para 1671 ontem (dados divulgados hoje). Ou seja, mais 209 casos confirmados nestes últimos sete dias.

Quanto aos doentes da região algarvia que já recuperaram, apesar de o seu número também ter aumentado, o ritmo da subida foi mais fraco: 1017 a 23 de Setembro, 1066 hoje, totalizando mais 49 recuperados numa semana.

Monchique é, neste momento, o único concelho sem nenhum caso ativo de infeção pelo novo coronavírus. Em Aljezur, há só 1 caso ativo, enquanto em Vila do Bispo e Alcoutim há apenas 2.

Em resultado da doença, há 15 pessoas internadas nos hospitais do Algarve (mais 4 que há uma semana), das quais 4 em UCI (uma delas ventilada).

 

Conheça todos os dados da região e por concelho, incluindo a evolução em 24 horas, no mapa interativo que acaba de ser atualizado com as novas informações recolhidas.

Clique aqui para ver o mapa interativo ampliado

 

Nota: o mapa é atualizado sempre que necessário com dados fornecidos pela DGS, Câmaras Municipais, Delegada Regional de Saúde, Administração Regional de Saúde e/ou outras fontes contactadas pelo Sul Informação.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub