“Camada” quer pôr Faro a dançar

A direção artística é de Carolina Cantinho e a direção pedagógica de Margot de Andrade

Foto: CAMADA – Centro Coreográfico

Chama-se “Camada” e é o mais recente centro artístico, de Portugal, com sede em Faro. A estrutura dedica-se à pesquisa, criação, produção e formação em dança e apresenta-se à comunidade a 7 de Setembro, dia da Cidade de Faro.

A direção artística é de Carolina Cantinho e a direção pedagógica de Margot de Andrade.

O Open Day, de dia 7, tem inscrições gratuitas, mas obrigatórias devido ao número limitado de vagas, disponíveis em formulário online nas páginas de Instagram e Facebook da CAMADA – Centro Coreográfico.

Esta nova associação sem fins lucrativos nasceu com a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da dança e do futuro de profissionais da área.

«A CAMADA – Centro Coreográfico é um espaço no qual acreditamos que todos podem desenvolver o seu máximo potencial enquanto pessoas e artistas», diz Carolina Cantinho.

O novo Centro Coreográfico, que se situa no Alto Rodes, em Faro, terá duas salas de ensino, numa área superior a 200 metros quadrados.

 

Foto: Filipe Farinha | Stills

 

O corpo docente conta com profissionais com experiência nacional e internacional em dança clássica, dança contemporânea e hip hop e tem o complemento das disciplinas de Condicionamento Físico, Pilates Clínico, Yoga, e o apoio de Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.

Da sua programação anual, destacam-se os projetos “Camada Formação”, que quer proporcionar a jovens bailarinos o seu desenvolvimento e transformação em artistas qualificados e conscientes, e o “Camada Criação”, um programa anual em que um coreógrafo de renome e um artista associado “Camada” trabalharão projetos de criação, com bailarinos profissionais e alunos da Formação Pré-profissional, integrando um espetáculo a apresentar em 2021.

A este junta-se, ainda, o “Camada Acolhimento” que vai receber um coreógrafo emergente, apoiando a produção e divulgação do seu projeto de criação.

Margot de Andrade, diretora pedagógica, revela que «a missão da Camada é proporcionar à comunidade em geral um maior acesso a atividades artísticas, culturais e de formação, com o compromisso de contemplar um público variado. As atividades são dirigidas a iniciantes, estudantes de dança e das artes performativas, pesquisadores, profissionais da dança e interessados em geral».

Haverá quatro tipos de formação: pontual (dirigida à comunidade em geral), regular (para crianças, jovens e adultos que visam um conhecimento sólido nas disciplinas de dança), pré-profissional (para jovens com aptidão para dança e que revelem interesse numa carreira) e profissional.

Carolina Cantinho garante que «valores como a dedicação, responsabilidade, autodisciplina, reflexão independente e respeito mútuo estão no centro de todas as nossas atividades, a par de uma mente aberta, abordagem positiva, criatividade, sentido de humor, consciência e determinação».

«Estas são as qualidades que consideramos essenciais para uma saudável aprendizagem na área da dança», conclui.

 



Comentários

pub