Britânicos e portugueses ajudam hotéis a atingir ocupação de 60,5% em Agosto

Volume de vendas desceu 36,5% em relação a Agosto do ano passado

Os hotéis do Algarve tiveram uma ocupação média/quarto de 60,5% em Agosto, um valor baixo, quando comparado com os anos anteriores, mas elevado relativamente aos outros meses de 2020.

Segundo a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), os resultados deste mês tiveram a influência positiva do mercado britânico, que aumentou a procura em 3,5pp face ao mês de Julho, «no seguimento da abertura do corredor aéreo em 20 de Agosto entre o Reino Unido e o Algarve».

Também o aumento da procura do mercado nacional, que subiu 6,4pp, em relação ao mesmo mês de 2019, ajudou a atingir esta taxa de ocupação. Os portugueses representaram 67,7% do total das dormidas.

Ainda assim, apesar da “ajuda” nacional, a taxa de ocupação de 60,5% ficou 35% abaixo do valor registado no ano passado.

Apesar da recuperação relativamente a Julho, o mercado britânico foi o que mais desceu em relação ao ano passado (-18,4pp), seguido pelo irlandês (‑4,2%), francês (-2,8pp) e pelo alemão (-2,6%).

O volume de vendas também desceu 36,4%, em relação a Agosto do ano passado.

Em valores acumulados, a ocupação cama regista uma descida média de -58,1% desde Janeiro e o volume de vendas uma descida de -56,8%.

 



Comentários

pub