“E-gates” instalados ontem pelo SEF no Aeroporto de Faro já foram usados por um milhar de passageiros

Controlo de passaportes nestes postos eletrónicos demora «menos de 20 segundos»

E-gates do SEF – Imagem de Arquivo

As oito e-gates de nova geração instaladas ontem pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) na zona de chegadas do Aeroporto de Faro controlaram, em 24 horas, cerca de mil passageiros, que demoraram «menos de 20 segundos» a verificar a sua documentação.

No final de uma semana em que o SEF esteve debaixo de fogo devido a uma imagem que circulou nas redes sociais, que dava conta de longas filas no acesso ao controlo de passaportes da infraestrutura aeroportuária algarvia, esta força de segurança vem garantir que já foram instalados estes equipamentos, que «fazem a autenticação do documento de viagem através de um sistema de reconhecimento facial que compara, no momento, o rosto do passageiro com a fotografia registada no chip do documento».

«As novas e-gates têm um sistema operativo mais rápido e funcional, que permite processar de forma mais célere a leitura dos passaportes com dados biométricos. O sistema atual (RAPID) realiza este processo em apenas “one step” e todos os procedimentos são realizados numa única paragem do passageiro. Depois de validado o processo de identificação, que inclui uma pesquisa em bases de dados internacionais, o passageiro é autorizado a prosseguir viagem», realçou o SEF.

Desta forma, e apesar de o controlo de passageiros vindos de fora do espaço Schengen «continuar a funcionar na chamada zona de inverno, uma zona exígua face ao crescente número de passageiros após a abertura do corredor aéreo com o Reino Unido», não há relatos de situações semelhantes à vivida na quarta-feira.

«Nas últimas 48 horas, o SEF controlou, no Aeroporto de Faro, mais de 22 mil passageiros e 103 voos, sem qualquer registo de reclamações relativamente a tempos de espera no controlo documental», assegura esta força policial.

Entretanto, houve um reforço de efetivo do SEF, operado esta semana, «que assegurou já mais 12 inspetores afetos ao Aeroporto de Faro» e, «a partir de 1 de Setembro», a equipa desta força de segurança será reforçada «com mais 5 inspetores».

 

 



Comentários

pub