Bombeiros de VRSA ajudam a apagar fogo em Ayamonte e deixam Eurocidade orgulhosa

Colaboração entre os bombeiros dos dois lados da fronteira é para continuar

Um motivo de orgulho. É desta forma que os responsáveis pela Eurocidade do Guadiana veem a colaboração entre os bombeiros de Portugal e Espanha na extinção de um fogo, ontem, segunda-feira, em Ayamonte, na Espanha.

Como o Sul Informação deu ontem conta, efetivos da corporação de Vila Real de Santo António atravessaram a fronteira para dar uma ajuda aos seus congéneres andaluzes no combate a um fogo que deflagrou perto da área residencial da Costa Esuri.

E foi «graças à ação rápida dos bombeiros florestais», incluindo os portugueses, mas também das forças de segurança, onde também se conta a GNR, que o fogo «não evoluiu o suficiente para ser considerado incêndio».

Nuno Pereira, comandante dos Bombeiros de Vila Real de Santo António, vê «com bons olhos» este tipo de colaborações.

«Além de ser uma área de fronteira, pertencemos à Eurocidade do Guadiana e confiamos que, através desta entidade, possamos desenvolver protocolos mais amplos para ajuda mútua e fortalecer os laços no campo da assistência e proteção civil», acredita.

Já Natalia Santos, Alcaldesa de Ayamonte e presidente da Eurocidade do Guadiana, agradeceu aos bombeiros vilarealenses pela sua pronta ação.

«Mais uma vez agradecemos a disposição de todos os efetivos que vieram de Vila Real de Santo António. Os três municípios estão cada vez mais unidos e isso, felizmente, manifesta-se em todas as áreas da nossa governança», afirmou.

Os bombeiros portugueses participaram «disponibilizando recursos terrestres e aéreos e agiram dentro do acordo internacional sobre incêndios florestais existente entre os dois países, que permite a intervenção em caso de incêndios em áreas próximas à fronteira».

 

Fotos: Eurocidade do Guadiana

 

 



Comentários

pub