Tempo quente vai continuar pelo menos até 17 de Julho

Temperaturas deverão chegar aos 40ºC

«Um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, em conjunto com um vale depressionário desde o norte de África até à Península Ibérica» está a originar «o transporte de uma massa de ar quente do norte de África», que será responsável pela persistência de valores elevados de temperatura ao longo da próxima semana, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, prevê-se assim a continuação de tempo quente, com uma descida temporária de temperatura no dia 12, domingo, menos significativa em Trás-os-Montes e Vale do Tejo, e uma nova subida gradual a partir de dia 13, segunda-feira.

O período de tempo quente deverá durar, pelo menos, de 12 a 17 de Julho.

Durante esta próxima semana, a temperatura máxima deverá variar entre 30 e 35°C no litoral, devendo atingir valores entre 35
a 40°C nas regiões do interior.

Também a temperatura mínima apresenta tendência para uma subida gradual, com valores que deverão ser superiores a 20°C em grande parte do território continental, em especial no interior e no sotavento algarvio, e que são classificadas como noites tropicais.

O IPMA acrescenta que «os valores de temperatura estão acima do habitual para a época do ano». Além disso, «esta persistência
poderá levar a uma situação de onda de calor em diversos locais do país, em especial no interior».

Os valores previstos para a temperatura máxima justificam o prolongamento do aviso de tempo quente até, pelo menos, dia 17 de Julho, recomendando-se que se siga as atualizações da situação ao longo da próxima semana.

 

 


Comentários

pub