PSD preocupado, mas Câmara garante regras na Feira de Verão de Quarteira

Delegada regional de Saúde do Algarve visitou «o espaço para conferir que as medidas de segurança sanitária estão a ser rigorosamente cumpridas»

O PSD/Loulé diz estar «preocupado» com a Feira de Verão de Quarteira, que começou esta quarta-feira, dia 1 de Junho, por ser um «eventual foco de contágio de Covid-19», mas a Câmara de Loulé garante que haverá um «cumprimento rigoroso» das regras sanitárias.

Em nota de imprensa, o PSD defende que, «numa altura em que assume particular importância a segurança sanitária da população», não é «sensato insistir em realizar este evento num largo confinado, que naturalmente irá atrair muita gente, potenciando desta forma um eventual foco de contágio de Covid-19».

O Mercado (ou Feira) de Verão de Quarteira realiza-se no Jardim Filipe Jonas, perto da Clínica Central de Quarteira, e terá bancas de vendas de produtos agroalimentares e artesanato, bem como espaços de street food.

«As parcas condições sanitárias do espaço seriam, no nosso entender, razão mais do que suficiente para que a Câmara Municipal de Loulé e a Junta de Freguesia de Quarteira pudessem, mesmo que a título excecional, ter equacionado outra localização, ao invés de manterem um formato que trouxe inclusive mais problemas, com vários episódios de violência e múltiplas queixas por excesso de ruído», defendem os sociais-democratas.

Da parte da Câmara vem a garantia de que as regras serão cumpridas à risca. «Num ano marcado pela pandemia, o certame conta com medidas de segurança sanitária reforçadas e o cumprimento rigoroso das orientações das autoridades de saúde», diz, em nota enviada às redações.

De resto, por indicação da Direção-Geral de Saúde, «não está prevista a realização de concertos ao vivo, nem a colocação de carrosséis, atrações que poderiam levar à concentração de um elevado número de pessoas, nem a venda de bebidas alcoólicas já que o seu consumo está proibido no espaço público».

 

 

A organização distribuiu ainda, pelo recinto, «diversos dispensadores de álcool-gel, além de diversa sinalética informativa sobre a importância do distanciamento social e da higienização frequente das mãos». Quanto à limpeza do recinto e das diversas bancas «será reforçada durante a noite».

Segundo a Câmara de Loulé, a própria delegada regional de Saúde do Algarve visitou «o espaço para conferir que as medidas de segurança sanitária estão a ser rigorosamente cumpridas».

O PSD, por sua vez, saúda aquilo a que chama uma «decisão de última hora» ao «retirar as mesas da zona de restauração, como medida sanitária preventiva, que surge na sequência do apelo feito pelos membros do PSD na Assembleia de Freguesia de Quarteira».

Ainda assim, este partido político exige «que seja conhecido o Plano de Contingência no caso de surgir algum caso de infeção pelo coronavírus Sars-Cov2».

Para o PSD, «um surto de Covid-19 em Quarteira, em pleno Verão, seria quase uma catástrofe para uma cidade e freguesia com uma forte dependência do turismo. Para que isso não aconteça, é fundamental que todos os envolvidos na organização da Feira – Câmara Municipal e Junta de Freguesia, artesãos, forças de segurança – se empenhem no cumprimento das diretivas da Direção-Geral da Saúde, recorrendo se necessário a sessões de sensibilização ou outras iniciativas que assegurem que ninguém possa pôr em perigo a sua saúde ou a de terceiros».

Da parte da autarquia, realça-se o desejo de «dinamizar a economia local e a atividade turística, fortemente afetada pela crise de saúde pública ao longo dos últimos meses, numa altura em que os turistas estão a chegar ao Algarve e às suas principais zonas balneares».

O Mercado de Verão, que já esteve envolto em polémica no passado devido à sua mudança do Calçadão para o Jardim Filipe Jonas, vai funcionar até 13 de Setembro, sempre das 19h30 às 23h00. A entrada é livre.



Comentários

pub