Não há casos de Covid-19 no Lar de Marmelete, depois de enfermeira ter testado positivo

Monchique soma, desde início da pandemia, 12 casos de Covid-19

Utentes do Lar de Idosos de Marmelete voltaram a ser testados à Covid-19, depois de uma enfermeira que prestava apoio nesta IPSS ter sido diagnosticada com o novo coronavírus. Os resultados dos testes foram conhecidos este sábado e todos deram negativo.

O presidente da Câmara de Monchique, numa publicação no Facebook, explicou que a profissional de saúde terá contraído o vírus devido a uma nova cadeia de contágio «que se presume ter tido origem numa unidade hospitalar» e que, num primeiro momento, «afetou uma criança de 10 anos» e dois familiares, como o Sul Informação já deu conta.

Rui André garante que «a esta situação foi dada a mais rápida e eficaz resposta e, até ontem, foram testados todos os contactos efetuados por estas pessoas infetadas».

Além de os testes no Lar de Idosos de Marmelete terem sido negativos, também os profissionais do Centro de Saúde de Monchique foram testados e não foram encontrados casos positivos de Covid-19. Ainda assim, vão continuar em quarentena.

Para assegurar o normal funcionamento do Centro de Saúde de Monchique, foi acionada uma equipa do ACES de fora do concelho.

Além desta cadeia de contágio, há casos ativos no concelho de Monchique provocados por uma infeção no IPO, que afetou seis pessoas e há ainda, segundo Rui André, um caso isolado «que se presume ter ligação com a festa de Lagos».

Rui André esclarece que a situação no concelho «se encontra controlada» e circunscrita a estas cadeias de transmissão e que todas as situações estão a ter o devido acompanhamento e cuidados de forma a conter uma eventual propagação de contágio, numa perfeita articulação entre as autoridades de Saúde, de Segurança e a Câmara Municipal».

Desde o início da pandemia, Monchique soma 12 casos de Covid-19 e um recuperado.

«Monchique continua a ser um lugar seguro», conclui Rui André.

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44



Comentários

pub