Inscrições para o Festival de Observação de Aves de Sagres abrem amanhã

As atividades e espaços do Festival serão adaptados segundo as orientações da DGS

Abrem amanhã, dia 28 de Julho, as inscrições para o maior evento de natureza do país: o 11º Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza, em Sagres.

Neste evento, agendado para os dias 2, 3, 4 e 5 de outubro, os interessados encontrarão dezenas de oportunidades para desfrutar do espetáculo da migração de aves e descobrir a Natureza do Barlavento algarvio.

A par das saídas para observação de aves, golfinhos e até plantas, haverá diversas atividades de dia e de noite, incluindo pela primeira vez alguns webinars.

O programa ficará online em www.birdwatchingsagres.com e a organização recomenda que se inscreva o mais rapidamente possível, pois, todos os anos, há atividades que esgotam depressa.

As aves são as estrelas do Festival, nesta época passam aos milhares por Sagres. Pode ir ao Cabo de São Vicente deslumbrar-se com as dezenas de alcatrazes que passam ao largo.

Ou pode fazer-se ao mar, numa viagem de barco que permite ver espécies que dificilmente se avistam de terra, como a alma-de-mestre ou a pardela-balear, a ave marinha mais ameaçada da Europa.

Outras propostas incluem passeios em terra para observar pequenos “aventureiros” como a alvéola-amarela (cabeça de cartaz deste ano), que repõem energias antes de enfrentar a travessia do Mediterrâneo; ou a hipótese de conhecer melhor as águias e abutres que passam lá no alto, numa sessão de Introdução às Rapinas.

Tal como as aves que “abastecem” em Sagres antes de seguir viagem rumo ao sul, também os amantes de Natureza precisam de manter os níveis energéticos.

Este ano, são convidados a explorar formas sustentáveis de obter alimento, em sessões como um workshop para tirar o maior proveito de “Uma horta junto ao mar” ou uma visita guiada à Lota de Sagres, para explorar de onde vem o peixe que comemos.

Nesta 11ªedição do Festival, as atividades não acabam com o pôr-do-sol. No escuro, há o desafio de descobrir os sons, tanto de aves migradoras como de morcegos.

Haverá também oportunidade de ver de perto algumas das 3000 espécies de borboletas noturnas do nosso país.

Este ano haverá também atividades online, que permitirão que pessoas de todo o mundo desfrutem desta celebração da Natureza e da migração.

Todos os dias do festival, das 21 às 22h00, poderá assistir via internet ao ciclo “Mulheres a Salvar o Mundo”. Outros webinars incluirão temas tão diversos como os cavalos-marinhos da Ria Formosa, o combate ao crime ambiental e workshops de ilustração científica.

As atividades e espaços do Festival serão adaptados segundo as orientações da DGS face à situação de pandemia da Covid-19.

O Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza é organizado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Associação Almargem.

Todas as novidades do festival podem ser acompanhadas em no site do festival, na página de Facebook,ou ainda no Instagram.

 



Comentários

pub