Ainda não é desta que avançam as obras de fundo no troço Sotavento da EN125

Além da EN125, há um conjunto de outras estradas que também sofrerão obras de melhoria

Obras na EN125, na zona do Sotavento/Arquivo  – Foto: Rodrigo Damasceno | Sul Informação

A EN125, no troço entre Olhão e Vila Real de Santo António, vai sofrer, após o Verão, «pequenas obras de conservação», mas ainda longe da intervenção de fundo há muito desejada. A empresa Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou um conjunto de obras em estradas do Algarve, num investimento total de 1,5 milhões de euros. 

Ao Sul Informação, António Pina, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), explicou que a empreitada não é a «intervenção de fundo» desejada para a EN125, no Sotavento. «Trata-se de pequenas obras de conservação, à semelhança do que aconteceu há dois anos», disse.

Segundo o também presidente da Câmara de Olhão, o processo de resgate da subconcessão do Algarve Litoral (SCAL), por parte do Governo, ainda corre nos tribunais, o que leva a que não se avance, para já, com a obra de fundo.

O anúncio destas obras foi feito pelo Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal numa reunião com a AMAL.

Em nota de imprensa, a IP já veio explicar que estas empreitadas acontecem devido à recusa, da subconcessionária, em fazer «intervenções necessárias à garantia das condições de circulação e segurança que contratualmente lhe estão cometidas».

O facto de as obras apenas arrancarem depois do Verão surge para não «causar impacto nesta época em que se verifica um maior volume de tráfego na região do Algarve», explica a IP.

 

António Pina, presidente da AMAL

 

Os trabalhos, que já foram adjudicados à empresa Construções J.J.R. & Filhos, S.A., custam cerca de 1,5 milhões de euros, decorrendo agora a fase de preparação da contratação.

Além da EN125, há um conjunto de outras estradas, da Subconcessão do Algarve Litoral (SCAL), que também sofrerão obras de melhoria.

A lista integra troços do IC1, EN124, EN124-1, EN266, EN268 e EN395(C1), localizados nos concelhos de Vila do Bispo, Monchique, Portimão, Silves, Lagoa e Albufeira, numa extensão de 64,905 quilómetros.

Já no Sotavento algarvio, serão intervencionadas a EN125, EN270, EN396 e EN398, nos concelhos de Loulé, Olhão, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António, numa extensão de 64,484 quilómetros.

O anúncio destas obras foi, segundo a AMAL, recebido com «contentamento por parte de todos os autarcas na última Reunião do Conselho Intermunicipal, a 27 de Julho».

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub