Jovem que foi a festa de desconfinamento é o novo caso de Covid-19 em Olhão

António Pina admite risco de transmissão comunitária

 

 

O caso de Covid-19 anunciado ontem em Olhão é de uma mulher de cerca de 30 anos, que contraiu a doença durante uma festa de desconfinamento «fora da região», onde se deslocou com outros quatro «jovens adultos» deste concelho, revelou o António Miguel Pina, presidente da Câmara olhanense.

Ao que o Sul Informação apurou junto de outras fontes, estará em causa um grupo de cinco jovens mulheres, que terão participado numa festa na zona da Grande Lisboa, à qual estão associados outros casos recentes de Covid-19.

Numa publicação na rede social Facebook, o edil de Olhão não poupa críticas às cinco munícipes, que acusou de «desrespeito pelo sacrifício de todos» e de ter tido «uma atitude egoísta e irresponsável», contrariando «o que tem sido o comportamento geral dos olhanenses».

Contactado pelo Sul Informação, António Pina disse não querer avançar mais pormenores sobre o caso, remetendo para o seu post, mas admitiu que «há risco de transmissão comunitária», já que o caso só foi detetado dias depois da festa em causa.

«Neste momento, todas as pessoas que estiveram em contacto com os elementos do grupo – familiares, amigos e outros -, estão de quarentena e a ser seguidas pelas autoridades de saúde. Não tenho os números exatos, mas serão com certeza dezenas de pessoas», referiu.

As cinco jovens foram testadas, mas apenas uma acusou positivo.

«A situação, que está a ser acompanhada, merece a reflexão de todos para uma atitude responsável, como até aqui, mas também de participação cívica, na promoção e responsabilização dos nossos pares, pelo cumprimento das medidas de desconfinamento», havia escrito, um dia antes, António Pina, no Facebook.

O presidente da Câmara de Olhão lembrou que, há cerca de uma semana, o concelho esteve perto de deixar de ter casos ativos, mas acabou por ser diagnosticado mais um caso.

No entanto, revelou o edil, o caso diagnosticado na semana passada foi o de «uma pessoa que coabitava com um caso confirmado», que «não representa perigo comunitário, uma vez que estava em confinamento e cumprindo todas as medidas de segurança».

Entretanto, nos últimos dias também foram diagnosticados novos casos em Loulé e Portimão. Neste último concelho, trata-se de um homem que «não sabe onde contraiu a doença» e que não estará ligado a nenhuma das pessoas que já estiveram infetadas com o novo coronavírus, segundo disse Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, ao Sul Informação.

Neste concelho, segundo o boletim epidemiológico divulgado ontem pela autarquia portimonense, só há um caso ativo, aquele que foi relatado no domingo.

Neste momento, são já 292 as pessoas que recuperaram a doença no Algarve, região onde se mantêm ativos 65 casos, dos 372 registados desde o início da pandemia. Também se verificaram 15 óbitos na região algarvia.

Viaje pelo nosso mapa para conhecer a distribuição concelhia dos casos:

 

Veja aqui o mapa ampliado

 

Nota 1: o mapa é atualizado sempre que necessário com dados fornecidos pela DGS, Câmaras Municipais, Delegada Regional de Saúde, Administração Regional de Saúde e/ou outras fontes contactadas pelo Sul Informação.

Nota 2: Pode haver discrepância entre o número total de casos e aqueles que são, no mapa, distribuídos por concelho, uma vez que a informação divulgada pela DGS, apresentada por concelho, se «refere ao total de notificações clínicas no sistema SINAVE, correspondente a 82% dos casos confirmados». Leia as restantes explicações constantes do mapa.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 



 

Comentários

pub