Casos de Covid-19 sobem para 381 no Algarve

Há quatro doentes internados, mas nenhum em cuidados intensivos

O Algarve tem 381 casos de Covid-19, em números acumulados desde o início da pandemia, acaba de anunciar a delegada regional de Saúde, em conferência de imprensa. São mais cinco infetados do que os anunciados ontem, 4 de Junho, pela Direção-Geral da Saúde. 

Ana Cristina Guerreiro disse ainda que há 16 mortes, tal como o Sul Informação já tinha noticiado na passada quarta-feira.

A mais recente foi a de um cidadão estrangeiro, residente em Portimão. A Câmara Municipal já o tinha anunciado e a delegada regional de saúde confirmou que o «óbito se deveu a Covid-19».

Esta morte ainda não constava no boletim de ontem da DGS, «talvez por se tratar de um cidadão estrangeiro», acrescentou.

Quanto aos novos casos, Ana Cristina Guerreiro admitiu que pelo menos um deles ser refere a uma oficial de justiça do Tribunal de Juízo do Comércio de Lagoa. Neste caso, trata-se de uma senhora que foi infetada por uma colega da Amadora que veio ao Algarve para uma festa e acabou por contagiar a amiga. A delegada regional de Saúde não confirmou um segundo caso no mesmo Tribunal.

Quanto à discrepância dos dados entre a Direção-Geral da Saúde e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Ana Cristina Guerreiro disse que «é normal» que tal aconteça. É que, por vezes, demora alguns dias confirmar o concelho de residência dos novos casos, o que atrasa o reporte dos dados e a sua articulação entre as duas entidades.

Há, ainda, quatro doentes internados, mas nenhum em cuidados intensivos. Um total 299 pessoas já conseguiram recuperar da Covid-19, no Algarve, o que equivale a uma percentagem de 78.5%.

José Apolinário, secretário de Estado e coordenador no Algarve da situação de calamidade, adiantou, na mesma conferência de imprensa, que foram realizados, até agora, 30 mil testes, abrangendo 7% dos algarvios residentes.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44



Comentários

pub