Tempos estranhos da Covid-19 dão o mote para edição especial da Corrida Fotográfica de Portimão

Participantes podem enviar, até 28 de Junho, imagens de qualquer ponto do país, com a pandemia como pano de fundo

Se os concorrentes não podem vir à Corrida Fotográfica de Portimão, por causa da Covid-19, vai a Corrida Fotográfica ter com eles, a qualquer ponto do país.

No ano em que comemora o seu vigésimo aniversário, o certame não exige que os fotógrafos venham até Portimão num determinado dia e cinjam o seu trabalho a este concelho e a um curto período de tempo, preferindo adaptar-se aos tempos atuais de pandemia.

Assim, a 20ª Corrida Fotográfica, que era hábito ter lugar em Maio e nos últimos anos ligada às comemorações do aniversário do Museu de Portimão, será desta vez uma edição especial Covid-19.

Esta nova fórmula reflete-se até nos quatro temas escolhidos, adaptados à realidade atual: Tempos Estranhos, Sinais de Distância, Lugares de Esperança e Solidariedade.

É que «o evento não decorrerá dentro dos moldes habituais, quer nos temas, quer no modelo de participação presencial, de um só dia e envolvendo um grupo significativo de participantes», explica a organização.

Dado que este ano, excecionalmente, não será exigida a presença individual e circunscrita ao território do município de Portimão, poderão participar fotógrafos de qualquer ponto do país, através de uma inscrição eletrónica gratuita. As imagens dos quatro temas propostos, em formato JPEG, serão depois enviadas por via online.

O regulamento desta edição especial Covid-19 tem «uma calendarização e um espaço temporal de participação diferentes e um novo formato mais próximo da realidade social e humana deste período pandémico, possibilitando uma participação e um olhar atual, atento e criativo», acrescenta a organização.

Cada participante deverá apresentar três fotografias originais de cada tema, num total de 12, em ficheiros de formato JPEG.

Desta forma, «são seguidas as indicações da Unesco e do ICOM – Conselho Internacional de Museus, no sentido da recolha de testemunhos para memória futura, neste caso fotográficos, representativos do impacto da Covid-19 no quotidiano das diferentes comunidades».

 




 

Todos os interessados em participar deverão inscrever-se obrigatoriamente, entre 22 de Maio e 7 de Junho, tendo sido estabelecida como data limite para o envio das fotografias as 24h00 de 28 de Junho próximo.

A inscrição eletrónica deverá ser feita clicando aqui, podendo os fotógrafos também inscrever-se na receção do Museu de Portimão, às terças-feiras entre as 14h30 e as 18h00, e das quartas-feiras a domingo, das 10h00 às 18h00.

Aos melhores conjuntos de 12 imagens, serão atribuídos os seguintes prémios: 1º – 600 euros; 2º – 400 euros; 3º – 300 euros: 4º – 200 euros.

Está previsto um prémio para jovens entre os 12 e os 18 anos, convertido em cursos de formação online, no valor de 200 euros, ministrados pela ETIC_Algarve, acrescido de material fotográfico no valor de 100 euros.

Será igualmente atribuído um prémio especial do júri, também convertido em cursos de formação online ou presencial, no valor de 200 euros, e na área da fotografia e imagem digital, ministrados pelo CLCC – Centro de Línguas, Cultura e Comunicação de Portimão, acrescido de material fotográfico no valor de 100 euros.

Serão selecionadas e expostas as melhores fotografias de cada um dos quatro temas, sendo de realçar que todos os participantes terão direito a um certificado de participação.

O júri da 20ª Corrida Fotográfica de Portimão vai ser composto por três elementos nomeados pela organização, sendo a sua decisão, da qual não haverá recurso, anunciada no dia da inauguração da exposição dos trabalhos premiados, a ter lugar no Museu de Portimão, em data a divulgar oportunamente.

Esta iniciativa tem como media partner o Sul Informação e conta com o apoio das seguintes empresas e entidades: Ocean Revival, CLCC, ETIC_Algarve, Ana-Ana, Restinga e Grupo de Amigos do Museu de Portimão.

Informações complementares podem ser solicitadas pelos telefones 282 405 230 / 282 405 269 ou através do correio eletrónico: corrida.fotografica@cm-portimao.pt, estando o regulamento disponível em: https://bit.ly/2Xj5oBY

 

 

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44




Comentários

pub