Loulé celebra Dia da Espiga com programa online

Além da apresentação de obras públicas, haverá cultura e a possibilidade de falar com o executivo camarário

O Dia do Município de Loulé assinala-se esta quinta-feira, 21 de Maio (o tradicional Dia da Espiga), e, este ano, a programação será online. Além da apresentação de obras públicas, haverá muita cultura e a possibilidade de falar com o executivo camarário. 

Na véspera do feriado municipal, já esta quarta-feira, 20 de Maio, a programação online que o Cineteatro Louletano tem promovido durante este período de confinamento, através do seu Facebook, apresenta duas estreias absolutas.

Às 18h30, há concerto online com Adriano Alves (“Dinga”), baixista da banda da fadista Mariza, e à noite, às 22h00, numa iniciativa conjunta da Câmara de Loulé, através do Cineteatro e do Loulé Film Office, e da associação Plutão de Verão, é divulgada uma mostra de curtas-metragens Young South Film Festival – Couch Editions, iniciativa que pretende dar a conhecer uma nova geração de realizadores.

No Dia do Município, 21 de Maio, a cerimónia do hastear da Bandeira acontece às 9h00, um momento que este ano ganha ainda maior simbolismo e que é transmitido online, através do Facebook do Município. É também através deste espaço virtual que, às 9h30, passará o vídeo “Loulé não pára”.

As principais obras em curso e os investimentos públicos do concelho são apresentados através de imagens.

A partir das 10h00, os munícipes vão ter a oportunidade de falar diretamente com o presidente Vítor Aleixo e com os membros do executivo, colocar dúvidas ou simplesmente deixar sugestões sobre qualquer matéria que respeite ao concelho. É necessário realizar uma inscrição prévia online, no próprio dia, através deste link.

Durante o dia, a Autarquia recordará igualmente, através de pequenos vídeos, no Facebook do Município, momentos que marcaram a atividade municipal nos últimos tempos.

Às 14h00, passará o vídeo da cerimónia de celebração do contrato interadministrativo para a construção dos Edifícios de Saúde de Loulé, presidida pela secretária de Estado Adjunta e da Saúde Jamila Madeira, enquanto que, às 16h30, será recordado o momento inaugural da BAL – Base de Apoio Logístico de Quarteira, que aconteceu no passado dia 29 de Fevereiro, com a presença de António Costa.

As atenções viram-se novamente para o Cineteatro Louletano com mais duas estreias, em direto, através do Facebook desta sala de espetáculos: às 18h30, com a vídeo-performance protagonizada pela associação Mákina de Cena, e às 22h30, com o concerto online do músico holandês radicado em Boliqueime Ray van Dijvenbode.

Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, sublinha que, «apesar deste momento de exceção, em que o mundo tenta reerguer-se de um longo e difícil confinamento, a Câmara não podia deixar de assinalar esta data da maior relevância para todo o concelho, transmitindo uma palavra de esperança no futuro e no desenvolvimento do território».

Das comemorações do Dia do Município de Loulé destaca-se ainda a Festa da Espiga, elemento indissociável desta efeméride. Apesar do emblemático desfile etnográfico e todas as atividades realizadas em Salir durante estes três dias terem sido canceladas, em virtude da pandemia, as tradições da Espiga desta freguesia serrana estão bem vivas neste programa.

Assim, em representação de todos os participantes do desfile anual, dois carros, decorados e com elementos que simbolizam a atividade agrícola local, percorrem as ruas da freguesia, durante a manhã, levando um pouco daquele que é o espírito desta festa à porta da casa dos salirenses.

A partir das 16h30, na página de Facebook da Junta de Freguesia de Salir, passam os concertos de alguns dos nomes que atuaram no palco da Festa da Espiga: Filipa Nobre, André Catarino, Valentim Filipe, Nuno Martins, Diogo Ramos e Gonçalo Tardão.




 

Comentários

pub