Farense regressa à I Liga, 18 anos depois

Algarvios estavam em segundo lugar no campeonato

Foto: Nelson Santos Ferreira

O Farense está de regresso à I Liga, 18 anos depois. A decisão foi tomada esta terça-feira, 5 de Maio, numa reunião extraordinária da Liga de Clubes, depois de o Governo ter dado por terminada a II Liga devido à pandemia da Covid-19. 

A Liga já anunciou oficialmente, no seu site, a decisão da reunião de hoje, onde se decidiu, não só, quem subia à I Liga, mas também os clubes que desciam.

Antes deste anúncio, Cristóvão Norte, presidente da Assembleia Geral do Farense, já tinha vindo a público confirmar a subida de divisão.

«Estamos de volta ao lugar que a grandeza do clube exige. Parabéns ao João Rodrigues pela dedicação perseverante, a todos: administração, equipa técnica, jogadores, sócios e adeptos, obrigado», escreveu num post de Facebook.

Nesta reunião, a Liga decidiu que os dois primeiros classificados, aquando do cancelamento da II Liga, sobem ao principal escalão português. São eles o do Farense, que estavam em 2º, e o Nacional que liderava a competição. Os algarvios, em 24 jogos, tinham 48 pontos (15 vitórias, 3 empates e 6 derrotas).

Para os algarvios, este é um regresso à I Liga, 18 anos depois da última presença, em 2001/2002. Desde então, o Farense passou por graves dificuldades financeiras que chegaram a levar o clube a terminar com o futebol.

A retoma foi gradual, começou nos campeonatos distritais e o Farense, depois de ter subido à II Liga em 2017/2018, consegue agora o tão aguardado regresso à elite do futebol português.

Na mesma reunião, a direção da Liga Portugal decidiu, também, «aprovar a criação de um Fundo de Apoio aos clubes da LigaPro, por forma a atenuar os efeitos da paragem antecipada determinada e que terá o valor total de 1, 52 milhão de euros»

Desta verba, 550 mil euros vêm do Fundo de Solidariedade 2019-20, valor que «resulta da cedência da taxa de televisão paga pelos clubes da Liga NOS». Também há que somar meio milhão de euros de custos relativos à operação dos 90 jogos da LigaPro que não vão realizar-se e com «a ativação do Fundo de infraestruturas: 2018-19 – 256 mil euros e 2019-20 – 214 mil euros, no total de 470 mil euros».

«O Regulamento de acesso a este Fundo de Apoio será aprovado nos próximos dias e está previsto que a primeira metade do valor cedido às Sociedades Desportivas esteja disponível a 15 de Maio», segundo a Liga.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 




 

Comentários

pub