Portimão leva cultura e a prática desportiva à casa dos portugueses

População só tem de aceder à Internet

Portimão tem propostas culturais e desportivas «para todos os gostos e idades» que podem ser desfrutadas pela população a partir das suas casas.

Numa altura em que grande parte da população está recolhida em casa e que há fortes restrições à circulação e à concentração de pessoas, os serviços municipais portimonenses «ajustaram a sua programação e mantêm online algumas das habituais atividades», segundo a Câmara de Portimão.

Sob o mote “Portimão Fica em Casa”, a autarquia convida os munícipes «a contrariar a inércia resultante da quarentena que devem respeitar, com destaque para as visitas virtuais ao Museu de Portimão ou para o aprofundar dos conhecimentos sobre livros e escritores na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, não esquecendo a possibilidade de praticarem diversas modalidades desportivas sem sair de casa».

No campo cultural, o Museu de Portimão «continua a exercer a sua atividade nestas circunstâncias adversas, de forma criativa e digital, proporcionando outras formas e estratégias de interação para cumprir a sua missão e objetivos».

A adaptação à pandemia conseguiu-se «com o reforço e centralização» da oferta de conteúdos online, através do canal online “O Museu em Casa” e da página de Facebook deste espaço cultural.

«Algumas personagens poderão entrar pela casa dos utilizadores, com brincadeiras, histórias, jogos, filmes e desafios para que se divirtam e aprendam mais sobre a história local, não faltando um conjunto de atividades lúdicas e educativas preparadas pela equipa do Museu de Portimão», acrescentou a autarquia.

 

 

A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, por seu lado, está em contacto com os leitores através do seu site e da página no Facebook – «cuja página bateu em março último todos os recordes de visualização» -, podendo ser contactada pelo email [email protected].

«Encontram-se disponíveis online várias partilhas das diferentes áreas do conhecimento, havendo propostas de música, culinária, jogos didáticos, notícias, teatro, filmes, animação infantil, etc, ao mesmo tempo que são sugeridas leituras da atualidade, entre muitas outras propostas. Além disso, os leitores são desafiados a enviar fotos dos seus livros e leituras caseiras», descreveu a autarquia.

Enquanto a atividade no âmbito do Dia Mundial da Poesia contou com inúmeras participações de portimonenses, que partilharam leituras de trechos poéticos, «também são exemplos de boa aceitação as iniciativas “Passos em Volta” e “Começos”, excertos marcantes de obras literárias que dão alento a quem está em casa, assim como a “Biblioterapia Caseira” e a tradicional “Hora do Conto”».

A Câmara de Portimão também desafia todos a fazer desporto sem sair de casa.

Para isso, «estão ao alcance de todos os interessados aulas online de yoga, pilates, pop dance kids, zumba, hiit, localizada, mindand body, ballet e manutenção, sob o mote “Mantenha-se Ativo”».

As aulas decorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre a partir das 9h30, e podem ser seguidas na página “Portimão Mais Desporto para todos” e no canal Youtube do Município de Portimão, onde se encontra acessível a lista integral das aulas.





Por outro lado, e na sequência das recomendações da Direção-Geral da Saúde, a Divisão de Desporto e Juventude da Câmara de Portimão contactou os alunos do concelho inscritos no Programa “Diabetes em Movimento” «para a manutenção da prática regular de exercício e do controle da glicémia, assim como no reforço da higienização das mãos. Esses praticantes, considerados pessoas de risco, receberam ainda três planos de exercício personalizados semanais, com acompanhamento por profissionais devidamente qualificados».

Entretanto, a autarquia está a trabalhar numa solução que permita reiniciar online as classes municipais do Exercício & Saúde, do Portimão Gym, da Escola Municipal de Ballet e do Programa “Diabetes em Movimento”, destinadas aos utentes que já as frequentavam no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, no Complexo Desportivo de Alvor e no Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande, Em breve será divulgada a data desse reinício. Já no caso das aulas de natação, serão substituídas por aulas de atividade física moderada.

Todas as aulas irão funcionar numa plataforma online e os utentes das classes municipais passam a ter a possibilidade de as fazer em casa, com o acompanhamento do respetivo professor e, sempre que possível, dentro dos horários habituais. De resto, a Divisão de Desporto e Juventude da autarquia encontra-se disponível para qualquer sugestão, dúvida ou aconselhamento sobre atividade física, através do email [email protected].

Outro Objetivo da autarquia é manter os jovens ativos. Os mais novos podem consultar o Facebook da divisão de juventude da autarquia e o instagram Geração XXI Portimão, «onde é possível participar nas XXITalks, com testemunhos na primeira pessoa de jovens portimonenses sobre as suas experiências de intercâmbios ou participação em projetos comunitários».

A autarquia sugere, ainda os filmes da rubrica “Terça é dia de cinema”, entre outras secções sobre receitas de culinária,exercícios físicos, jardinagem e diversos temas atuais.

«Estas são algumas das propostas preparadas pelo Município de Portimão, que procura cumprir a sua missão e objetivos adaptando-se a esta nova realidade no sentido de ajudar os cidadãos a ficarem em casa durante a crise de saúde originada pela pandemia da Covid-19, o que representará uma atitude de proteção pessoal e de responsabilidade perante a comunidade», concluiu a Câmara.

Comentários

pub