PCP pede medidas para resolver «degradação do serviço postal em Conceição e Estoi»

PCP diz que «cabe aos Correio de Portugal – CTT resolver a atual situação»

Foto de arquivo

O PCP alerta para a «degradação» do serviço postal em Conceição e Estoi e «pede medidas urgentes» para que se reponham «as condições de normalidade em todo o concelho de Faro».

Em nota de imprensa, os comunistas dizem que a «atual situação provocada pelo surto epidémico da Covid-19 e as consequentes medidas de prevenção e combate não podem justificar a degradação do serviço postal em Conceição e Estoi».

«A privatização dos CTT, concretizada em 2014 pelo governo PSD/CDS, conduziu, em todo o país, ao encerramento de estações de correios e à degradação do serviço postal. A opção nos últimos anos foi de acelerar os encerramentos de postos de correios e transferir, sempre que possível, o seu funcionamento para as autarquias, como aconteceu em Dezembro de 2018 com a União de Freguesias de Conceição e Estoi com o encerramento do posto de Estoi», enquadra o PCP.

Na altura, este partido político «tomou posição afirmando que esta decisão não servia os interesses da população de Estoi e da freguesia, e que a decisão da maioria PS na Junta da União de Freguesias de Conceição e Estoi, de colocar a junta de freguesia a suportar os lucros dos CTT, não era a melhor opção e não garantia a melhor qualidade do serviço postal».

Segundo os comunistas, atualmente, «no que diz respeito ao serviço postal prestado na Junta de Freguesia, só é assegurado parcialmente o pagamento de pensões em horário reduzido e em (poucos) dias fixos. Todo o resto do serviço postal é agora prestado na loja dos CTT em Mar e Guerra. Por sua vez, com a concentração de serviços nesta loja, a par da redução do horário de funcionamento deste posto, verifica-se uma enorme sobrecarga de atendimentos e concentração de pessoas que pode facilmente ser confirmada».

Por isto, o PCP diz que «cabe aos Correio de Portugal – CTT resolver a atual situação enquanto empresa detentora da concessão do serviço público postal e universal», exigindo «medidas urgentes para que o serviço postal venha a ser reposto em condições de normalidade em todo o concelho de Faro».

Comentários

pub