Mais desemprego e falências marcarão pós-Covid no Algarve

Veja a gravação em vídeo do seminário online “Economia do Algarve Pós-Covid19: perspectivando o futuro”

 

Vão perder-se empregos e haverá empresas a fechar portas. Estas são duas consequências mais que prováveis que a pandemia de Covid-19 terá para a economia do Algarve, mas estão longe de ser as únicas, segundo os oradores do seminário online “Economia do Algarve Pós-Covid19: perspectivando o futuro”, que decorreu na sexta-feira e contou com a moderação de um jornalista do Sul Informação.

Pedro Silva, Revisor Oficial de Contas, consultor e Partner na DFK & Associados, Cláudio Lima, diretor na empresa algarvia BECORPORATE e Luís Coelho, professor da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, foram os oradores convidados desta sessão muito concorrida, promovida em parceria pela Ordem dos Economistas e pelo Algarve Tech Hub.

Durante hora e meia, os oradores falaram das medidas já decretadas pelo Governo, que todos concordaram ficar muito aquém do que seria necessário – principalmente no formato e na operacionalização -, mas, principalmente, o que o Algarve e os seus agentes económicos deverão esperar do pós Covid-19.

O cenário traçado não é luminoso e restam poucas dúvidas que esta crise trará consequências nefastas para a região. A dimensão dos problemas depende de quanto tempo se estender a pandemia e da ajuda que chegar dos poderes públicos, principalmente à tesouraria e à liquidez das empresas.

Mas há também oportunidades, embora seja pouco previsível que a Covid-19 seja o catalisador para a muitas vezes apregoada, mas até agora inalcançável, diversificação da economia algarvia, para não ser tão dependente do Turismo.

O Sul Informação deixa-lhe aqui a gravação deste seminário, para que possa ouvir as ideias dos três oradores de viva voz.

 

Nota: No âmbito da parceria que o Sul Informação tem com a Ordem dos Economistas, os três intervenientes estão a escrever um texto conjunto, onde irão resumir as ideias que passaram nesta sessão, que será publicado no nosso jornal em breve. Fique atento!

Comentários

pub