Lagos vai comprar 400 portáteis e 100 tablets para emprestar a alunos

Equipamentos começam a ser distribuídos no início de Maio

A Câmara de Lagos vai comprar 400 computadores portáteis e 100 tablets para emprestar a alunos que não têm meios tecnológicos para acompanhar o ensino à distância.

Os equipamentos, com câmara e internet, vão custar cerca de 150 mil euros, e vão começar a ser distribuídos, no início de Maio, pelos agrupamentos escolares do concelho. As escolas irão depois fazê-los chegar aos encarregados de educação.

«Em estreita articulação com os Agrupamentos de Escolas do Concelho de Lagos», o município diz que «identificou todos os alunos que não dispõem dos meios tecnológicos para poder acompanhar as novas exigências do ensino à distância, nomeadamente participar nas atividades síncronas, em particular as aulas on-line».

Com esta medida, a autarquia «pretende promover a igualdade de oportunidades e as ferramentas de acesso às aulas e aos conteúdos digitais, que serão transmitidos pelos seus professores, contribuindo para o sucesso escolar dos alunos do concelho, neste novo desafio do ensino à distância, situação que decorre das orientações pedagógicas nacionais, implementadas pelo governo, até ao final do do ano letivo, no âmbito da pandemia de Covid-19».

A Câmara de Lagos explica que, «aos alunos e respetivos encarregados de educação competirá a devolução dos equipamentos em bom estado de conservação, no final do ano letivo, a semelhança do que já acontece com os manuais escolares».

Comentários

pub