Já foi rastreada à Covid-19 metade dos 14 lares do concelho de Loulé

No domingo e na segunda-feira, todos os utentes do lar de Boliqueime foram de novo testados

Metade dos 14 lares de idosos do concelho de Loulé, bem como uma equipa de apoio domiciliário, num total de 521 pessoas, já foram testados à Covid-19, no âmbito do projeto que tem estado a ser desenvolvido pelo Algarve Biomedical Center (ABC) e o Instituto de Segurança Social, revelou esta quarta-feira o presidente da Câmara louletana, numa conferência de imprensa de balanço desta primeira fase de combate à pandemia.

Segundo Vítor Aleixo, falta ainda «testar sete estabelecimentos e três equipas de apoio domiciliário», o que representa cerca de meio milhar de análises a fazer. «Está feito metade do trabalho que é suposto o ABC fazer», faltando testar, por exemplo, os lares da Santa Casa da Misericórdia de Loulé, Alte, Benafim, Querença e o segundo de Quarteira.

O autarca adiantou que, no concelho de Loulé, «estão oficialmente 60 pessoas confirmadas com Covid-19, o que representa 19% do total de toda a região do Algarve».

Este número de infetados, reconheceu o autarca, deve-se sobretudo à situação do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, onde, depois dos testes feitos pela equipa do ABC a 2 de Abril, logo no dia seguinte se soube que tinham sido identificados 21 utentes infetados, 5 casos inconclusivos e 33 negativos.

Vítor Aleixo disse que, no domingo e na segunda-feira, todos os utentes do lar foram de novo testados.

No dia de hoje, 22 de Abril, e enquanto não se sabe qual o resultado destas últimas baterias de testes, dos 21 utentes que tinham testado positivo no início do mês, oito já estão recuperados. Um deles chegou a estar internado no hospital de Faro, mas acabou por recuperar também da doença. 12 outros estão em recuperação, depois de o seu mais recente teste ter dado negativo.

Dos 5 utentes que eram inconclusivos, 4 estão negativos e o outro em recuperação.

Dos restantes 33 negativos, 11 acabaram por tornar-se positivos, uma pessoa faleceu, 3 estão positivos e internados no hospital de Faro, outros seis estão positivos mas «estão bem», um está já em recuperação e os restantes 21 permanecem negativos.

A situação deste lar, que tem sido a principal «preocupação» e o único onde até agora foram detetados casos positivos de Covid-19 em todo o concelho, está a ser acompanhada todos os dias, «em articulação com a Autoridade Local de Saúde e a provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime».

Apesar do óbito que se registou, o da mãe da escritora Lídia Jorge, no passado domingo (e da morte de um outro utente, mas que não foi causada pela Covid-19), Vítor Aleixo mostrou-se esperançado sobre a evolução da saúde dos utentes daquele lar.

Depois das novos testes feitos no domingo e segunda, «os resultados são bastante animadores, prevendo-se uma grande descida do número de utentes positivos», explicou o presidente da Câmara de Loulé.

Assim, «cresce a esperança de muito em breve poder avançar publicamente com um novo ponto de situação em Boliqueime, com um total de utentes positivos bem inferior ao atualmente conhecido», concluiu o autarca, na conferência de imprensa.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44




 

 

Comentários

pub