Covid-19: Costa diz que Governo vai apertar «um bocadinho» restrições de circulação

Primeiro-ministro foi ao programa de Cristina Ferreira, na SIC

O primeiro-ministro afirmou, esta quarta-feira, 1 de Abril, que o Governo vai «apertar um bocadinho» e clarificar as regras de circulação, sobretudo no período da Páscoa, e avisou que Abril vai ser um mês «perigosíssimo» em termos de propagação da Covid-19.

António Costa anunciou esse passo do Governo no programa de Cristina Ferreira, na SIC, depois de questionado sobre em que moldes se iria prolongar por mais 15 dias o Estado de Emergência em Portugal.

«Vamos adotar medidas mais claras para que as pessoas percebam que, no período da Páscoa, não podem mesmo andar a circular e devem ficar na sua residência permanente. Acho que vamos ter de apertar um bocadinho, dando um sinal mais claro de que não é mesmo época para andarmos de um lado para o outro», declarou o primeiro-ministro.

António Costa também adiantou que o Governo está a preparar uma solução assente na Televisão Digital Terrestre (TDT) para assegurar as aulas no período em que as escolas estarão encerradas devido à Covid-19.

«Para todos os níveis educativos, estamos a trabalhar numa solução de rede de segurança, porque sabemos que muita gente não tem acesso aos conteúdos e às aulas que têm estado a ser ministrada online por computador», declarou o primeiro-ministro.

O líder do executivo especificou depois que a solução que está a ser preparada «assenta na Televisão Digital Terrestre (TDT), que é acessível a toda a gente».

“Mas é uma coisa muito difícil. Quando havia tele-escola [décadas de 70 e 80] havia meia dúzia de disciplinas, mas agora há dezenas de disciplinas e é muito difícil organizar grelhas», justificou.

Confrontado com o receio de famílias e de alunos de perderem o ano escolar por causa da suspensão das aulas presenciais, o líder do executivo afastou essa possibilidade.

«Temos de salvar o ano, assegurando a todos a maior justiça na avaliação, mas também as melhores oportunidades de terem o acesso educativo, porque a escola não é só avaliação. É também o conjunto de aprendizagens que se adquirem. Este é um ano [letivo] absolutamente extraordinário», frisou.

Na conversa com Cristina Ferreira, em matéria de educação, António Costa fez questão de reforçar a ideia de que o seu executivo pretende criar essa rede de segurança assente na TDT «para aumentar a acessibilidade» às aulas.

Em paralelo, «através das escolas, vamos continuar a desenvolver todas as plataformas digitais que têm estado a ser utilizadas. E vamos estudar ao máximo as oportunidades de a escola poder reabrir na medida do possível», disse, embora sem adiantar qualquer expetativa em termos de calendário.

Comentários

pub