600 mil pessoas e 70 mil empresas recebem apoios de 216 milhões de euros até 5 de Maio

Revelou a ministra Ana Mendes Godinho

Cerca de 600 mil pessoas e 70 mil empresas vão receber apoios no âmbito da pandemia Covid-19 até 5 de Maio, num total de 216 milhões de euros, disse hoje a ministra do Trabalho.

Em conferência de imprensa para um balanço das medidas relacionadas com a pandemia causada pela Covid-19, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, disse que os dados respeitam a pedidos dos vários apoios que entraram até à primeira semana de Abril, que vão ser processados até ao dia 30, e pagos até 5 de Maio.

«Em relação aos números globais de processamento até ao dia 30 de Abril, que serão pagos até 5 de Maio, há cerca de 600 mil pessoas abrangidas pelas várias medidas implicando cerca de 70 mil empresas», revelou a ministra.

«Em termos globais, significa cerca de 216 milhões de euros em transferências processadas até dia 30 de Abril», acrescentou a governante.

Ana Mendes Godinho adiantou que até ao dia 30 de Abril serão pagos apoios a 450 mil trabalhadores e a 53.500 empresas, dos quais 218 mil são trabalhadores abrangidos pelo lay-off simplificado (suspensão temporária do contrato ou redução do horário), 109 mil são trabalhadores independentes, 88 mil referem-se aos apoios às famílias e 37 mil são pessoas com baixa por isolamento profilático.

Os restantes processamentos serão feitos no dia 30 de Abril e pagos até 5 de Maio.

A ministra sublinhou a «complexidade e exigência» da implementação das várias medidas, quer devido à própria regulamentação dos apoios quer ao nível do sistema informático, que revê de ser todo alterado.

«Trata-se de um esforço que nunca aconteceu antes na Segurança Social em termos de capacidade de criar várias medidas em simultâneo num mês e estar já nesse mês a pagar os apoios», realçou Ana Mendes Godinho.

Comentários

pub