Mãe da adolescente de Portimão é 31º caso confirmado de Covid-19, Escola José Buisel fecha

31 casos já confirmados em Portugal

Foto: Nilton Nunes | Sul Informação

A mãe da adolescente de Portimão contagiada com Covid-19 também está infetada com a doença, adianta a TVI, citando a presidente da Câmara desta cidade algarvia. Eleva-se assim para 31 o número de casos do novo coronavírus em Portugal.

Entretanto, também a Escola EB 2,3 José Buisel, em Portimão, onde a mãe é professora, deverá ser encerrada, depois de ontem ter sido tomada a mesma medida em relação à Secundária Manuel Teixeira Gomes, onde a jovem de 16 anos estuda. No total, há cerca de 1800 alunos sem aulas em Portimão.

Estes são os primeiros dois casos confirmados no Sul do país, depois de ontem, domingo, ter sido confirmada a infeção da jovem estudante da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, levando ao transporte e internamento da adolescente de 16 anos no Hospital D. Estefânia, em Lisboa.

A mãe da jovem está internada em Lisboa. As suas duas irmãs estão em isolamento, em casa, sem sintomas, bem como outros membros da família.

Ontem, a direção da ESMTG divulgou uma nota dando conta do fecho da escola secundária e aconselhando «toda a comunidade educativa que possa ter tido contacto com a aluna deve ter particular atenção ao aparecimento de sinais e sintomas de infeção respiratória aguda, como febre, tosse ou dificuldade respiratória. Caso surjam quaisquer destes sinais ou sintomas devem ligar ao SNS24 (808 24 24 24)».

Segundo a nota da escola, após ter regressado de férias em Itália, com a família, a aluna, ainda sem sintomas, contactou a Linha Saúde 24, «que lhe deu instruções para monitorizar a sua situação clínica e cumprir algumas regras sociais e de higiene pessoal, mas que podia fazer a sua vida normal».

Desta forma, voltou à escola no dia 27 de Fevereiro e «foi diariamente acompanhada pela equipa do SNS24». No entanto, acabou mesmo por adoecer ela, bem como a sua mãe. Também o pai e duas irmãs estiveram em Itália, de férias.

Ontem ao fim da tarde, após uma reunião, a delegada de saúde pública de Portimão apelou às pessoas que estiveram em contacto com a aluna infetada com Covid-19 para que adotassem medidas de “distanciamento social” para evitar a propagação do vírus.

“Pelo menos até 20 de Março, toda a comunidade escolar deve monitorizar eventuais sintomas, adotando comportamentos de higienização e distanciamento social”, declarou a delegada de saúde.

Quem teve “contacto próximo” com a aluna “receberá dos serviços [Linha SNS24] uma indicação direta”, acrescentou Maria Filomena Agostinho.

Comentários

pub