Grupo HPA disponibiliza Hospital S. Gonçalo de Lagos para tratar doentes com a Covid-19

«Queremos colaborar neste esforço nacional de contenção da pandemia e mitigar todos os seus efeitos», diz o Grupo HPA

O Grupo HPA Saúde vai preparar o Hospital de São Gonçalo, em Lagos, para que esta unidade hospitalar possa receber doentes infetados com a Covid-19 que necessitem de internamento. 

«Esta disponibilidade já foi comunicada à diretora-geral de Saúde, como forma de aliviar as instituições e os profissionais do setor público», lê-se, em comunicado.

O Grupo também aproveitou para apresentar outras propostas de ajuda para os restantes hospitais que possui no Algarve.

«Queremos colaborar neste esforço nacional de contenção da pandemia e mitigar todos os seus efeitos», refere o Grupo HPA.

Neste momento, o Hospital de São Gonçalo de Lagos ficará dedicado a doentes Covid-19, com a disponibilidade de 14 quartos de isolamento e quatro postos de cuidados intensivos.

«Pela sua localização, esta unidade permitirá complementar a resposta do SNS no Barlavento algarvio, permitindo o encaminhamento dos casos suspeitos desta zona e os identificados nas urgências das outras unidades do Grupo HPA».

O Grupo HPA Saúde já tinha anunciado a semana passada o seu plano de contingência, tendo instalados, em todas as suas unidades, postos de triagem para despiste epidemiológico e medição da temperatura, bem como circuitos e procedimentos em caso de contágio.

Para esse efeito, foram instaladas unidades móveis externas de isolamento e contenção e ainda postos médicos avançados, como apoio ao suporte avançado de vida em caso de necessidade.

Em paralelo, o Grupo HPA Saúde tem neste momento em curso um plano para viabilizar a possibilidade de teleconsulta.

«Não podemos deixar que as pessoas se sintam abandonadas, pois já estão suficientemente assustadas com toda esta situação», diz o HPA.

«É imperioso que todos se foquem no essencial: combater esta pandemia», conclui o comunicado.

Comentários

pub