Covid-19: Ministra da Saúde diz que «não podemos confiar na sorte» durante a pandemia

Portugal regista 5962 casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus

«Estimamos um número muito alto de infeções por Covid-19 e precisamos da ação de todos para diminuir o número de infetados e de vítimas. Não podemos confiar na sorte». As palavras são da ministra da Saúde, em conferência de imprensa, após a divulgação dos dados deste domingo, 29 de Março.

Portugal regista 5962 casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus, um número que representa «um aumento de 15%» face a ontem.

Marta Temido voltou a fazer referência ao facto de o pico da doença, em Portugal, estar estimado para «o final de Maio».

Mas, realçou, isto é uma «estimativa, atualizada diariamente e que reflete não só as medidas do Governo, como a nossa capacidade de as respeitar».

Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, acrescentou a esta ideia que «até haver uma vacina não podemos estar descansados», até porque este «é um vírus muito inteligente e agressivo».

«Todos vamos tentar baixar o trabalho e a pressão do vírus. O vírus vai tentar replicar-se entre as pessoas, replica-se nas células das pessoas e vai tentar fazer o seu percurso», explicou.

Quanto à questão dos lares, a ministra explicou que «é urgente que todos se preparem e reajam disciplinadamente a um caso suspeito».

Para Graça Freitas, os «hábitos de distanciamento social são para manter durante semanas e meses», nomeadamente nos lares.

«Não tenhamos a ilusão que basta fazer testes. Os testes servem para identificar precocemente positivos, mas não para descansar testes negativos», concluiu.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

Comentários

pub