Tavira celebra 500 anos de elevação com espetáculos «para todos os gostos»

Ponto alto das comemorações será o dia 16 de Março

Tavira vai celebrar os 500 anos de elevação a cidade com teatro, dança, música, cinema, audiovisuais e muito mais.

Ao longo  de 2020, vão ser promovidos espetáculos «para todos os públicos e todas as faixas etárias», que terão o seu ponto alto no dia 16 de Março.

O programa de comemoração desta efeméride já começou – o desfile infantil de Carnaval esteve incluído na programação – e incluirá, além dos espetáculos, a Semana da Leitura, o “Viva a Primavera!”, os Santos Populares, o Dia do Município (24 de Junho) e o “Verão em Tavira” (Julho a Setembro).

«Destaque, também, para o projeto de arte digital (vídeo-arte e videomapping) que percorre a história do concelho, através da riqueza paisagística, patrimonial, humana e de cores, entre Março e Agosto», revelou a Câmara de Tavira.

No dia 16 de Março, data em que se completam 500 anos sobre a decisão de D. Manuel I de elevar Tavira a cidade, realizar-se-á a sessão solene comemorativa desta efeméride, a partir das 15h00, na Igreja da Misericórdia.

«A sessão inclui a apresentação da Carta de D. Manuel I com contextualização histórica de Luís Filipe Oliveira (Professor da Universidade do Algarve) e leitura do ator Vitor Correia, assim como projeção do vídeo alusivo a esta efeméride, pelo Museu Zer0», descreveu a Câmara de Tavira.

No mesmo dia, às 17h30, será inaugurada no Museu Municipal de Tavira- Palácio da Galeria a exposição “A Principal do Reino do Algarve – Tavira nos séculos XV e XVI”, seguida, às 18h30, de um concerto de música renascentista com Mariana Castello-Branco (soprano), Nuno Cardoso (violoncelo) e José Carlos Araújo (cravo), a ter lugar na Igreja de Santa Maria do Castelo.

Comentários

pub