Lagoa volta a promover “Percursos Performativos no Património”

Iniciativa está inserida na programação do 365Algarve

Os “Percursos Performativos no Património” vão regressar a Lagoa em Março e proporcionar passeios pedestres, acompanhados por performances de teatro, que visam interagir com elementos representativos do seu território.

Nesta iniciativa da Câmara de Lagoa, que tem o apoio do “365Algarve”, «cada trajeto é temático e suporta-se numa narrativa histórica que procura reforçar os laços de afetividade com o património material e imaterial, a história e as tradições», segundo a autarquia.

A participação nestes percursos é gratuita e aberta a maiores de 6 anos, mas é limitada a 75 participantes em cada percurso. Os interessados deverão registar-se previamente aqui.

Ao todo, serão explorados, através do teatro e da música, quatro trajetos, «partindo da geografia do território concelhio e das suas paisagens urbanas».

«As performances tratam, entre outros aspetos, de acontecimentos e pessoas preponderantes no desenrolar da vida do concelho de Lagoa. Autênticas viagens no tempo, os percursos dão a conhecer a génese das coisas, contando como Lagoa evoluiu ao longo dos últimos dois séculos e meio e que lagoenses contribuíram para a construção do que ainda é visível no traçado das ruelas, nas casas particulares ou nos edifícios públicos», enquadra a Câmara de Lagoa.

O objetivo é «sensibilizar para a salvaguarda do património cultural e da identidade local».

Organizados pela Câmara de Lagoa, os “Percursos Performativos no Património” contam com a colaboração do grupo de teatro Te-Atrito, do Teatro Experimental de Lagos (TEL), do coletivo musical Al-Fanfare e do Restaurante Charneco.

 

Programa:

– 15 de Março / 16h30: Percurso 1 “1520-2020: 500 anos do lugar de Ferragudo” – Ferragudo

– 29 de Março / 17h30: Percurso 2 “Figuras e famílias estombarenses” – Estômbar

– 19 de Abril / 18h00: Percurso 3 “A criação de um concelho” – Lagoa

– 31 de Maio / 19h00: Percurso 4 “Senhora da Rocha: a lenda e o lugar” – Senhora da Rocha, Porches

Comentários

pub