Algarve recebe Projeto Literacia para os Media e Jornalismo a partir de Março

Este ano, as inscrições para a formação estão abertas a todos os professores interessados

O projeto Literacia para os Media e Jornalismo, uma parceria entre o Sindicato dos Jornalistas e o Ministério da Educação, vai alargar-se a dez cidades de Portugal Continental já a partir de Março. No Algarve, desta vez será Lagos a receber a ação de formação para professores.

Ao contrário da edição piloto realizada em 2019, que passou por uma seleção prévia das escolas participantes, este ano as inscrições para a formação estão abertas a todos os professores interessados, ainda que tenham prioridade os que se apresentem em equipa.

Bragança, Braga, Figueira da Foz, Covilhã, Santarém, Cascais, Lisboa, Setúbal, Sines e Lagos vão acolher, entre 7 de Março e 30 de Maio, uma oficina de formação coordenada por jornalistas no ativo e professores de jornalismo e comunicação, desenhada pelo Sindicato dos Jornalistas e financiada pela Direção Regional da Educação e pelo Cenjor (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas).

A inscrição na formação pode ser feita clicando aqui, até 25 de Fevereiro, e as escolas que vão acolher a formação podem ser encontradas neste link.

A primeira edição deste projeto, que decorreu entre Janeiro e Abril de 2019, formou uma centena de professores do 3º ciclo e do secundário, docentes em 40 agrupamentos de escolas das regiões Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve.

Em Janeiro de 2017, na sequência do 4º Congresso dos Jornalistas Portugueses, que aprovou uma moção considerando urgente promover a literacia para os media, o Sindicato dos Jornalistas apresentou ao Ministério da Educação uma proposta de intervenção nessa área, concebida por jornalistas e académicos da área da comunicação.

Dois anos depois, o projeto arrancava em todo o Continente, com o objetivo de disponibilizar aos professores metodologias, recursos e ferramentas que estes possam usar nas atividades de Literacia para os Media que vão desenvolver com os seus alunos e com as comunidades escolar e educativa.

Ao mesmo tempo, pretende-se envolver os jornalistas na formação de professores e alunos sobre os desafios que hoje se colocam à importante função de mediar e escrutinar a realidade.

Este projeto, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, avançou este ano com uma experiência piloto também nos Açores, onde conta com o apoio da Direção Regional da Educação e do Cenjor.

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