Sem-abrigo ganham espaço de acolhimento noturno em Portimão

Abrigo funciona todos os dias entre as 20h00 e as 9h00

Imagem de Arquivo

Os sem-abrigo de Portimão passaram a contar com um abrigo temporário noturno nesta cidade, uma resposta social criada em parceria pela Câmara Municipal e pela Santa Casa da Misericórdia de Portimão.

Este espaço de acolhimento situa-se junto ao Hospital de São Camilo (antigo Hospital Distrital de Portimão) e  funciona todos os dias, entre as 20h00 e as 09h00, sendo o período de acolhimento até às 22h00.

A sua criação acontece numa altura do ano «em que as condições climatéricas se caraterizam pelo acentuado arrefecimento noturno».

O abrigo temporário «complementa um conjunto de ações e medidas que têm sido realizadas ao longo dos últimos anos em matéria de sinalização e encaminhamento de pessoas que carecem de apoio, em particular as que se encontram vulneráveis aos efeitos das situações meteorológicas adversas», segundo a Câmara de Portimão.

Em complemento às atividades diárias das instituições e serviços de ação social da autarquia, «são realizadas anualmente ações específicas de reconhecimento e avaliação com equipas multidisciplinares, nos momentos de maior adversidade, que incluem as instituições de solidariedade social, as forças de segurança, os agentes de proteção civil, acompanhados pelos presidentes de junta de freguesia e o executivo municipal».

 

 

O grupo de trabalho local para a problemática da pessoa sem-abrigo iniciou a sua atividade em Maio de 2018 e desde então tem feito um levantamento de todas as situações de risco.

«Recentemente foi preparado um documento que configurará o futuro Plano Municipal de Contingência neste âmbito e que abarca os procedimentos e mecanismos de apoio e sustentação, automatizando a resposta no momento em que se encontrem reunidos os critérios de ativação, quer pela Proteção Civil Municipal (em matéria de riscos), quer pelos próprios serviços de ação social (quando se afigure a necessidade de proceder a realojamentos coletivos de emergência)», revelou a autarquia.

O grupo de trabalho, coordenado pela Divisão de Habitação, Desenvolvimento Social e Saúde da Câmara Municipal de Portimão, integra diversas entidades e instituições, nomeadamente: Associação Planeamento Familiar Algarve; Cáritas; Centro Hospitalar Universitário do Algarve; Equipas Técnicas Especializadas de Tratamento (ETET) do Barlavento; GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes; Guarda Nacional Republicana; Juntas de Freguesia de Alvor, Mexilhoeira Grande e Portimão; MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da Sida; Polícia de Segurança Pública; Santas Casas da Misericórdia de Alvor, Mexilhoeira Grande e Portimão; Segurança Social; e Serviço Municipal de Proteção Civil, contando ainda com o apoio dos Bombeiros de Portimão e da Cruz Vermelha Portuguesa.

Qualquer pessoa pode reportar situações de risco ou de pessoas que se encontrem na condição de sem-abrigo e a necessitar de ajuda, em Portimão, telefonando para a linha municipal “Proteção 24”, através do telefone 808 282 112, disponível 24 horas por dia.

Comentários

pub