Prevenção de acidentes de trabalho na floresta debatida em Marmelete

Jornadas técnicas são dirigidas, sobretudo, a profissionais do setor florestal

A “Segurança e Prevenção de Acidentes de Trabalho na Floresta” vão ser temas de umas jornadas técnicas que vão decorrer na quinta-feira, dia 9 de Janeiro, a partir das 9h00, na Casa do Povo de Marmelete, nesta localidade do concelho de Monchique.

Esta é uma iniciativa «direcionada sobretudo para profissionais do setor florestal, mas também para quem se interessa por estes temas». A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória, e deve ser feita online.

«O tema dos acidentes relacionados com a atividade florestal tem sido recorrente um pouco por todo o país, resultando em lesões permanentes ou mesmo em fatalidades, existindo uma crescente preocupação em alertar os vários profissionais do setor florestal (entre eles os nossos prestadores serviços) para a segurança dos seus trabalhadores e prevenir potenciais acidentes decorrentes da sua atividade», segundo a “2BForest”, que apoia a “Forest Stewardship Council – FSC Portugal” na promoção do evento.

A escolha de Monchique para levar a cabo estas jornadas técnicas deve-se ao facto deste ser «um concelho predominantemente florestal».

As jornadas  “Segurança e Prevenção de Acidentes de Trabalho na Floresta” são organizadas pela “Forest Stewardship Council – FSC Portugal”, numa parceria com a empresa de certificação “2BForest”, a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) e a Associação dos Produtores Florestais do Barlavento Algarvio (ASPAFLOBAL).

 

Programa:

9h00 – Recepção dos participantes

9h15 – Sessão de Abertura

– Câmara Municipal de Monchique
– FSC Portugal
– 2BForest

9h35 – Segurança no trabalho florestal: Carlos Montemor e José Banaco, ACT

– Prevenção de Acidentes de Trabalho no setor florestal
– Factores de risco associado ao trabalho florestal
– Obrigações do empregador em matéria de segurança e saúde no trabalho​

10h15 – Debate

10h45 – Pausa para café

11h00 – Visita de campo* – Segurança e Prevenção de Acidentes de Trabalho na Floresta (Demostração a cargo da 2BForest)

13h00 – Encerramento: Carlos Montemor, Diretor do Centro Local da ACT

*A deslocação para a visita de campo é da responsabilidade de cada participante

Comentários

pub