CCDR Algarve tem novo site

A página foi desenvolvida ao longo dos últimos meses

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve já tem um novo site na Internet.

«A página foi desenvolvida ao longo dos últimos meses com base nos mais recentes modelos tecnológicos, visando um aumento da segurança e da compatibilidade com os dispositivos móveis», diz a CCDR.

«Acompanhando a velocidade com que os sistemas de informação evoluem, a CCDR apostou na nova versão do sistema de gestão de conteúdos, aliando maior rapidez, mais funcionalidades e segurança superior».

«Por um lado melhorou-se a forma como os conteúdos são produzidos e disponibilizados e, por outro, prepararam-se as fundações tecnológicas necessárias para que, num futuro próximo, se desenvolvam novos projetos e serviços virados para a comunidade em geral», acrescenta.

Com o crescimento da variedade de dispositivos onde os sites são visualizados (laptops, tablets, netbooks, telemóveis, computadores com écrans maiores ou portáteis com telas mais pequenas, etc.), mostrou-se necessário adotar soluções tecnológicas que moldem os respetivos conteúdos às variações de tamanho e de resolução dos monitores.

No caso concreto do novo site na Internet, foi adotado um design responsivo onde os elementos da página se adaptam automaticamente às dimensões do ecrã através seu posicionamento, dimensionamento e redesenho, tendo em vista que nos interfaces touch o ponteiro do rato é substituído pelo dedo do utilizador.

É ainda possível utilizar de forma inteligente recursos móveis como geolocalização e mudança na orientação do aparelho (horizontal ou vertical).

Tal como o site da Rede de Apoio ao Autocaravanismo da Região do Algarve (RAARA) ou a plataforma da Infraestrutura de Dados Espaciais do Algarve (IDEAlg), apresentados em Novembro de 2018 e Junho de 2019, respetivamente, o novo sítio na Internet da CCDR Algarve foi cofinanciado por fundos da União Europeia, no âmbito do Programa Operacional CRESC Algarve2020, no quadro do processo de desmaterialização e simplificação administrativa dos serviços.

Comentários

pub