«Seguramente esta não será a última lição do professor António Covas» (com fotos)

«A política europeia para a próxima década – Uma breve história do futuro» foi o tema

«Seguramente esta não será a última lição do professor António Covas, teremos o ensejo de o convidar muitas vezes no futuro», garantiu Efigénio Rebelo, diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, na quarta-feira ao final da tarde, quando o seu colega proferiu a última lição.

«A política europeia para a próxima década – Uma breve história do futuro» foi o tema escolhido por António Covas, para a sua última lição, que teve lugar no Auditório da Faculdade de Economia, no Campus de Gambelas, em Faro.

Na assistência, estavam colegas de Faculdade e da Universidade, antigos alunos, outros estudantes, pessoas que ao longo dos anos trabalharam com o professor catedrático em diversas áreas, bem como familiares.

Saúl Neves de Jesus, vice reitor, formulou desejos de continuar a contar com o contributo do professor que se aposentou, «embora em moldes diferentes», enquanto João Albino da Silva, presidente do Conselho Científico da FE, fez questão de sublinhar o «enorme talento e competência infinita» de António Covas.

«A nossa Faculdade de Economia está melhor hoje do que há 20 anos e para isso muito contribuiu também o professor Covas», frisou João Albino Silva.

 

Mas seria João Guerreiro, antigo reitor da UAlg e contemporâneo do homenageado em Évora, a salientar que esta era a «última lição oficial» de um «economista de raiz, que tem pautado a sua linha criativa de pensamento por áreas que não se cingem às teorias mais em voga».

Covas, salientou, tem centrado a sua atividade de reflexão «em fazer pontes com as outras ciências sociais», nomeadamente a sociologia e a antropologia. «Toda a produção que faz é muito rica em reflexão sobre a nossa sociedade».

Segundo João Guerreiro, há «duas ideias centrais na sua obra: o território e a Europa». Nas questões das áreas rurais, sublinhou, António Covas é «um peso pesado».

Antes de iniciar a sua última lição, que durou um pouco mais de hora e meia e que, no fim, suscitou diversas questões da assistência, o professor catedrático recordou ter trabalhado durante 19 anos na Universidade do Algarve, depois de ter estado 24 anos na de Évora. «Mas aqui encontrei a tranquilidade» para fazer a sua reflexão e investigação.

Ainda antes, António Covas doutorou-se em Assuntos Europeus pela Universidade Livre de Bruxelas, tendo depois feito o seu estágio de doutoramento na então CEE (Comunidade Económica Europeia), na DG6, onde acompanhou «as negociações para a adesão de Portugal, de 1983 a 1986». Foram tempos que, acrescentou, cimentaram o seu «grande interesse pelos temas europeus».

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Comentários

pub