Lagos vai receber Rodrigo Leão, Salvador Sobral e “Monólogos da Vagina”

Rodrigo Leão, Môce dum Cabreste, Salvador Sobral e até “Monólogos da Vagina”. Estes são alguns dos destaques da programação cultural […]

Rodrigo Leão, Môce dum Cabreste, Salvador Sobral e até “Monólogos da Vagina”. Estes são alguns dos destaques da programação cultural do primeiro trimestre de 2020 para Lagos. 

Entre o tradicional Carnaval de Odiáxere, concertos, festivais, espetáculos de dança, teatro, humor, oficinas e atividades para os mais pequenos, a cidade vai ter as presenças de artistas como Rodrigo Leão, Salvador Sobral, Môce dum Cabreste, Pedro Teixeira da Mota, Eduardo Madeira, Manuel Marques, António Calvário e Natalina José.

Será no Centro Cultural de Lagos que o município terá as apostas mais fortes a nível de espetáculos. Já no dia 4 de Janeiro (19h00 e 21h30), Rodrigo Leão sobe ao palco para dois concertos evocativos do seu novo trabalho, “O Método”, contando com a participação do coro infantojuvenil do Grupo Coral de Lagos.

Com o objetivo de sensibilizar para o meio ambiente e as alterações climáticas, a Associação Dança Ibérica traz o espetáculo de dança “Não há Planeta B” no dia 17 (20h00). Nos dias 24 e 25 do mesmo mês (21h30), no âmbito da comemoração da elevação de Lagos a Cidade, Salvador Sobral regressa para apresentar o seu segundo álbum de estúdio, “Paris | Lisboa”, presença forte nos tops nacionais e internacionais.

O humor será rei nas noites de Inverno do mesmo espaço, com o segundo solo de stand up comedy “Vou ficar” de Dário Guerreiro, o conhecido Môce dum Cabreste (1 de Fevereiro, 21h30), a presença do jovem humorista Pedro Teixeira da Mota com o espetáculo que tem esgotado salas pelo país, “Caramel Macchiato” (21 de Fevereiro às 19h30 e 22h00), e a apresentação da “Neverending Tour” de Eduardo Madeira e Manuel Marques (6 de Março, 21h30).

Também haverá o regresso de três festivais a Lagos.

O Entrelaçados – Festival de Dança Contemporânea, já na 4ª edição, acolhe, de 9 a 16 de Fevereiro, bailarinos, criadores e companhias para celebrar a expressão artística nas suas várias vertentes e encher a cidade de movimento.

Para exaltar a música afro-árabe, Muhammad el Bouzidi (Marrocos), Wafir Sheikheldin (Sudão) e Aboubakar Syla (Guiné Conacri) apresentam o XX festival de Música “Al-Mutamid – Muhsilwan” a 15 de Fevereiro (21H30).

A 2ª edição do Ventania – Festival de Artes Performativas do Barlavento traz a Lagos o espetáculo “Clean Water Act” (20 de Março, 21h30), com coordenação artística da coreógrafa Jenny Jacobson, e com a intenção de fazer refletir sobre o impacto do crescimento da comunidade sobre a água que nos rodeia.

Na vertente de teatro, o poeta algarvio António Aleixo será relembrado a 22 de Fevereiro (21h30) com o projeto da Rede Azul “Diz-me António”, unindo a dança, a música e o spoken word.

A 14 de Março, as vedetas António Calvário e Natalina José regressam aos palcos com a Revista à Portuguesa “Volta Portugal em Revista” (21h30) para momentos de humor e música evocativa deste género tão tradicionalmente português.

Para assinalar o Dia Mundial do Teatro a 27 de Março, foram convidadas Carla Andrino, Vera Kolodzig e Júlia Pinheiro para contar histórias divertidas, cruas e reais que desvendam um pouco mais do desconcertante universo feminino na peça “Monólogos da Vagina” (21h30).

Também a Biblioteca Municipal de Lagos terá uns meses de inverno bastante calorosos com uma vasta programação que apela a miúdos e graúdos.

Ana Teresa Cruz inicia em 2020 dois novos ciclos de sessões “Brincadeiras com Música e Movimento para bebés” (4 de Janeiro, 15 de Fevereiro e 21 de Março) e “Música e dança tradicional criativa em família” (11 de Janeiro, 22 de Fevereiro e 28 de Março). Também para os mais pequenos, Joana Espiñal retoma as suas “Noites na Biblioteca” em torno dos livros e dos contos a 1 de Fevereiro e a 7 de Março.

Para incentivar à promoção da felicidade e o bem-estar em Lagos, a Biblioteca propõe três atividades de relevo, neste caso, o ciclo de palestras “A Vida é bela”, de Sofia Loureiro (4 de Janeiro, 22 de Fevereiro e 21 de Março), a Oficina de Yoga do Riso com Ana Banana para celebrar o Dia Mundial do Riso a 18 de Janeiro e o novo “Ciclo de Meditações e Relaxamento na Biblioteca II” com Sandra Marreiros (19 de Janeiro, 15 de Fevereiro e 22 de Março).

A Poesia também estará em destaque com a presença do ator Pedro Lamares a 11 de Janeiro para a 2ª edição da Oficina de Palavras, a apresentação do CD “Poesia 21” pelo grupo Experiment’Arte no novo espaço do projeto Leiturália na Adega Almadraque a 20 de Março (21h30), o recital da poesia de Ruy Belo “Um dia não muito longe não muito perto” pelos atores Guilherme Gomes e Sofia Moura a 21 de Março (21h30), em celebração do Dia Mundial da Poesia, e a apresentação do bestseller “Sophia”, de Isabel Nery, a primeira biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen, em honra ao centenário do seu nascimento, a 28 de Março (21h30).

Em mês de festa, terá lugar de 23 a 25 de Fevereiro o tradicional Carnaval de Odiáxere, promovido pelo Clube Desportivo de Odiáxere, com os habituais carros alegóricos, máscaras, humor, crítica social e comes e bebes que alegram todo o Concelho.

Para mais informações sobre bilhetes, clique aqui.

Comentários

pub