Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner odemira um alentejo singular todo o ano

A Câmara de Tavira emitiu um esclarecimento, esta quinta-feira, 19 de Dezembro, onde reafirma que a nova ponte sobre o rio Gilão estará «em perfeita harmonia» com a paisagem, refutando as acusações do movimento de cidadãos que contesta a obra. 

O movimento “Tavira Sempre” trouxe a público, recentemente, um manifesto acerca da construção da nova ponte, mostrando-se contra a obra por estar não obedecer «a qualquer preocupação estética de integração da arquitetura típica da baixa».

Os cidadãos acusam a Câmara de Tavira de ter ignorado, «ao longo dos últimos anos, todas as críticas e perguntas, nunca explicando a escolha deste projeto, nem divulgando os estudos que o sustentam. A população viu-se completamente arredada do debate público e da decisão tomada pelo executivo camarário».

jf-quarteira

No comunicado emitido hoje, a Câmara diz que «a ponte em construção não é uma “ponte-viaduto”, como agora se pretende fazer crer».

Ana Paula Martins, presidente da autarquia tavirense, já tinha dito ao Sul Informação que a questão de a ponte prever uma via para trânsito automóvel não é um problema.

«Para mim, estar a fazer um investimento desta dimensão e não deixar preparada a possibilidade de haver uma via de trânsito, nem que seja para veículos de emergência, não faria sentido», disse, então.

«A solução pensada para este local carateriza-se pela simplicidade, esbelteza e qualidade de acabamentos, a qual se enquadra, discretamente, na envolvente urbana, sem ferir a paisagem ou o património histórico aqui presente», defende agora a Câmara, no comunicado emitido.

Para a elaboração do projeto, explica a autarquia, «foram convidadas oito equipas multidisciplinares (duas delas de Tavira), com a devida competência técnica e experiência em projetos na área. A seleção foi feita por técnicos municipais, igualmente experientes, competentes e com conhecimentos, que, entre outros critérios de adjudicação, avaliaram o enquadramento estético na envolvente».

O projeto acabou por ser adjudicado à empresa A2P – Estudos e Projetos, Lda. e subscrito pela A2P, Estudos e Projetos, Lda. (estrutura e fundações), Appleton & Domingos, Arquitectos, Lda. (arquitetura), Natural Works (iluminação) e pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (levantamento e proposta de cor), «todas elas entidades idóneas».

Ao levar por diante este projeto de requalificação, «é intenção da autarquia proporcionar diversidade física e funcional de espaços lúdicos, desportivos e económicos. A instalação de equipamentos de recreio, lazer e desporto, assim como de apoio às embarcações de pesca artesanal, passageiros e marítimo-turísticas irão proporcionar um ambiente que apela à fruição do rio e da sua envolvente».

Neste comunicado, a Câmara não se inibe de tecer acusações ao Tavira Sempre, defendendo que a posição da autarquia «tem sido coerente desde o primeiro instante», ao contrário desse movimento que tem tido «oscilações».

Se, num primeiro momento, «afirmava veementemente ser contra a construção de uma nova ponte em Tavira, vem, agora, dizer que não está».

Por isso, apesar de «respeitar a pluralidade de opiniões», a autarquia critica «todo este burburinho em torno da nova ponte» pois «só tem vindo a prejudicar a imagem de uma cidade que tem sabido manter a sua essência e que em nada sairá prejudicada com esta nova travessia».

O executivo diz ainda que a «preservação e o desenvolvimento sustentável de Tavira são uma prioridade do executivo».

Esta intervenção enquadra-se na requalificação das frentes ribeirinhas da cidade, projeto em elaboração (fase de estudo prévio), a qual irá desenvolver-se na margem esquerda desde o Parque Verde do Séqua até ao cais do Largo José Joaquim Jara e na margem direita entre as pontes dos Descobrimentos e de Santiago.

A obra integra uma série de ações que visam requalificar o espaço público, promover novas dinâmicas nas margens, melhorar as acessibilidades e a mobilidade.

inframoura cada gota importa
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Sul Informação - Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Sul Informação - Pelo menos um terço das Câmaras muda de presidente nas Eleições Autárquicas de 2025

Faro repavimenta ruas em toda a cidade

Concurso Portimão - Alvor

Portimão lança concurso de 6,4 milhões para melhorar acesso a Alvor