Câmara de Albufeira investe forte na habitação em 2020

Ação social será uma das prioridades da Câmara de Albufeira, em 2020

A Câmara de Albufeira quer iniciar, em 2020, as obras de construção de mais de centena e meia de casas com rendas acessíveis, sejam a custos controlados ou de habitação social. A ação social será uma das prioridades da autarquia no ano que está prestes a começar, anunciou José Carlos Rolo.

Segundo revelou o presidente da Câmara de Albufeira durante a sua já tradicional mensagem de Ano Novo, iniciativa que decorreu ontem, dia 27, nos Paços do Concelho, «há muita, muita obra para fazer» e capacidade financeira para avançar.

«Em 2020, vamos iniciar o processo de construção de cerca de 200 casas de habitação social ou a custos controlados. Temos já praticamente terminado um projeto para 40 fogos em Paderne. Temos, também, um para 38 casas aqui em Albufeira e um terceiro nas Fontaínhas, com cerca de 70 casas», revelou ao Sul Informação José Carlos Rolo, à margem da sessão.

Segundo o edil, a Câmara «não deverá conseguir lançar todas as obras ao mesmo tempo», mas assegurou que a ideia é avançar com as diferentes intervenções em 2020.

Ainda no campo da ação social, estão na calha três novos lares de idosos, um dos quais, a construir nos Olhos de Água, «só está à espera de visto do Tribunal de Contas para arrancar».

Igualmente bem encaminhado está o processo de outro lar, a instalar nas Fontaínhas, que «irá para concurso dentro de pouco tempo». A autarquia albufeirense também planeia construir uma terceira infraestruturas desta natureza na cidade.

Outra medida que está na calha é a ampliação de diversos jardins de infância do concelho, «para que possamos alargar a oferta de vagas e ir ao encontro das necessidades das famílias de Albufeira».

 

 

«Vamos lançar um concurso de ideias para a construção de um Parque de Feiras e Exposições. Albufeira não tem um espaço onde possa realizar um grande evento e temos de o criar, de modo a que o concelho se diferencie pela positiva», acrescentou José Carlos Rolo, em declarações ao Sul Informação.

Este pavilhão multiusos será instalado num terreno de 30 hectares entretanto adquirido pela Câmara, situado junto à Escola Básica e Secundária de Albufeira e aos armazéns do município.

Estas foram algumas das obras anunciadas pelo autarca na sua mensagem de Ano Novo e que estão enquadradas no Orçamento Municipal de cerca de 79 milhões de euros da Câmara de Albufeira, já aprovado.

A sessão de ontem também serviu para explicar o porquê de nem sempre se avançar com as obras previstas – e necessárias – apesar de haver saldo de gerência a transitar de uns anos para os outros.

«As pessoas não sabem, mas esse dinheiro só costumava ficar disponível em Abril. Começar os processos só em Abril não é bom, até  porque, chegando ao Verão, não podemos intervir em muitos locais», salientou José Carlos Rolo.

A boa notícia é que, em 2020, as regras irão mudar. «Temos, realmente, essa antecipação da utilização do saldo de gerência que transita de um ano para o outro. Vai ser uma realidade em sede de Orçamento do Estado. Por azar, este ano o Orçamento só será aprovado em Janeiro, mas, de qualquer maneira, já ganhamos aqui um ou dois meses. Não é mau!», afirmou.

Comentários

pub