Calceteiros de Letras regressam a Faro para três dias de festival

Iniciativa regressa à capital algarvia

O 3º Festival Spoken Word – Calceteiros de Letras decorre nos dias 15, 16 e 17 de Novembro, no Gimnásio Clube de Faro. 

O festival abre, na sexta-feira, dia 15, às 22h03, com “A Gaveta da Pedra”, projeto de Rogério Cão acompanhado por Tercio Nanook na Guitarra.

De seguida haverá Poetry Slam Night, com Nuno Piteira e Luís Perdigão.

O Poetry Slam é uma prática em torno da palavra, que tem na sua base várias regras que envolvem a performance e poesia original dos seus participantes, um tempo limitado a 3 minutos para as suas apresentações, um público como júri que pontua cada apresentação de 0 a 10, a ausência de música e acessórios e a atribuição de prémios simbólicos no final.

Não existem estilos ou temas adequados, mas, sim, várias linguagens possíveis.

No sábado, às 22h03, haverá “Poesia 21”, uma seleção de 21 poetas portugueses e brasileiros contemporâneos para o século XXI da autoria do grupo de promoção e mediação interdisciplinares de leitura “Experiment’arte” fundado há 12 anos por Paulo Pires e Sónia Pereira, ao qual se juntou o pianista Carlos Boita.

De seguida, sobe ao palco “Estilhaços” com Adolfo Luxúria Canibal.

Este projeto nasceu como espetáculo de spoken word em que Adolfo Luxúria Canibal lia textos e poemas do seu livro homónimo, acompanhado ao piano e outros teclados por António Rafael. O formato deu origem à gravação do primeiro disco do projeto, homónimo, editado em 2006 pela Transporte de Animais Vivos. Posteriormente, mantendo as mesmas características, passou a contar com a participação de Henrique Fernandes (contrabaixo).

Para quem quiser iniciar a arte de dizer poesia em público, poderão ainda no sábado à tarde participar num Workshop de Poetry Slam, dinamizado por Nuno Piteira e Luís Perdigão. Será às 15h00.

O Festival encerra no domingo, dia 17, às 16h00, com os anfitriões Calceteiros de Letras e a presença de poetas convidados, músicos, dançarinos e outras surpresas, seguido do projeto “Somos Som” com Nuno Piteira e Luís Perdigão.

Este final de tarde culminará com a entrega da distinção Calceteiros de Letras (o vencedor será divulgado no próprio dia), que pela segunda vez vai ser entregue a uma entidade que ao longo dos anos tenha contribuído para a difusão de palavra e da poesia de forma criativa e original.

Este prémio vai ser criado e elaborada pelo artista João Frank, que é ainda o autor de videomapping que vai ser exibido na abertura de cada uma das sessões do Festival.

Os bilhetes custam 6 euros para sexta-feira, 10 euros para sábado e 5 euros para domingo. Os ingressos para os três dias custam 15 euros.

Sócios do Gimnásio, com quotas em dia, não pagam.

Comentários

pub