Portimão volta a preparar idosos para riscos de segurança

Haverá sessões de sensibilização em diversos locais do concelho

Uma nova edição do programa de sensibilização “Idosos preparados … Idosos mais protegidos!” da Câmara de Portimão arrancou na quarta-feira, no Centro de Convívio Sénior das Sobreiras.

As atividades previstas neste projeto vão realizar-se durante o mês de Outubro em diversos locais do concelho, «com o intuito de preparar a população sénior para os riscos coletivos identificados neste território, em harmonia com o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil em vigor», segundo a autarquia portimonense.

Esta é uma iniciativa conjunta entre o Serviço Municipal de Proteção Civil, os Bombeiros de Portimão e a Divisão de Habitação, Desenvolvimento Social e Saúde da Câmara Municipal de Portimão, «na qual o foco dos técnicos da autarquia e dos agentes de Proteção Civil locais incidirá, inicialmente, nos centros comunitários, onde se encontram marcadas ações especificas sobre riscos coletivos e autoproteção».

 

 

A próxima ação de sensibilização decorre na segunda-feira,às 14h30, no Centro Comunitário da Coca-Maravilhas. Na terça-feira, à mesma hora, vai estar no Centro Comunitário da Cruz da Parteira, no dia 17, às 15h30, no Centro de Convívio Sénior de Portimão e a 29, às 15h00, no Centro Comunitário do Bairro Pontal.

«Mensalmente, será divulgado um conjunto de ações um pouco por todo o concelho, em parceria com as Juntas de Freguesia e diversas coletividades, estendendo-se este programa até Março de 2020. Culminará com duas ações na freguesia de Alvor, nomeadamente, a 11 de Março, às 10h00, no Centro Comunitário de Alvor e, por fim, no dia 17 de Março, às 10h00, na Ludoteca de Montes de Alvor», segundo a Câmara de Portimão.

Ao longo dos próximos meses, técnicos da Proteção Civil e bombeiros vão acompanhar as rotas de apoio domiciliário dos organismos do Estado e instituições de solidariedade social, para realizar ações de sensibilização no domicílio, sobre os acidentes domésticos, no âmbito do programa “Bombeiro Amigo”.

«O principal objetivo deste programa é contribuir para uma comunidade cada vez mais resiliente, estando comtemplada uma auditoria “Casa +Segura”, com recomendações para mitigar os riscos identificados, no sentido da criação de um ambiente mais seguro para quem está isolado e distanciado, embora beneficie de apoio social diário», concluiu a Câmara de Portimão.

Comentários

pub