Loulé apresenta biografia de Sophia de Mello Breyner para os mais novos

Esta iniciativa é de entrada livre

O livro “Os tempos de Sophia”, que é uma biografia da autora destinada aos mais novos, é apresentado no próximo sábado, 19 de Outubro, às 16h00, na Biblioteca Municipal de Loulé.

A obra é da autoria de Rosabela Afonso e Sara Afonso.

Rosabela Afonso é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Universidade Nova de Lisboa. Ingressou na RTP em 1974, onde trabalhou 30 anos.

Em 2005, assinou um protocolo com uma televisão da China (TVS), da qual foi representante em vários países, entre os quais Portugal, para a produção de documentários. E

Já em 2009 fundou, com uma amiga, a ACCIG – Associação Cultura, Conhecimento e Igualdade de Género, da qual foi presidente até ao final de 2014. No âmbito da mesma foram desenvolvidos projetos designados “Mulheres na Sociedade: Empoderar para Participar”, nos distritos de Viseu e Guarda.

É autora da Coleção Infantojuvenil “As Mulheres e a República”, composta por seis volumes dedicados a seis mulheres que tenta homenagear desta forma: Carolina Beatriz ngelo, Adelaide Cabete, Maria Veleda, Ana de Castro Osório, Angelina Vidal e Emília de Sousa Costa. Também é da sua autoria a biografia, para crianças e jovens, de Maria de Lourdes Pintasilgo, “Maria de Lourdes, Curiosa e Brilhante”.

Foi a curadora da primeira edição da SAM – Semana Arte Mulher, em Portugal. É autora do Projeto “Mangualde – Cidade das histórias”. Ana de Castro Osório, considerada a mãe da literatura infantil em Portugal, é a figura central deste projeto.

A ilustradora Sara Afonso é licenciada em Arquitetura, terminando o curso no Institute Vitor Horta em Bruxelas, em 1996. Em 2000 terminou a pós graduação em Direito do Urbanismo na Universidade de Direito em Coimbra. Frequentou os Cursos de Pintura, Desenho e História de Arte na Sociedade Nacional de Belas Artes.

O seu percurso profissional centra-se na arquitetura: é CEO da empresa Something Imaginary. A paixão pelas artes plásticas tem sido satisfeita com a pintura e a ilustração.

Esta iniciativa, que se integra nas comemorações do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, é de entrada livre.

Comentários

pub
pub