ALGAR desafia escolas do Algarve a separar para ganhar

Estão abertas as inscrições para o concurso em que a ALGAR paga às escolas por cada tonelada de resíduos separados

A empresa ALGAR está a aceitar inscrições para o concurso escolar “Separa e Ganha”, cujo objetivo é promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino, premiando aqueles que apresentarem melhor desempenho na separação de recicláveis.

Esta iniciativa, realizada no âmbito do movimento “Ecovalor”, consiste numa competição entre instituições de qualquer nível de ensino e dimensão, do mesmo município.

«Os prémios serão atribuídos de acordo com os tipos de materiais e quantidades de resíduos de embalagens recicláveis colocados no ecoponto, indicado pela ALGAR, para utilização no âmbito do concurso. Haverá prémios para todas as escolas, desde que atinjam as quantidades mínimas definidas», segundo a empresa responsável pela recolha e valorização de resíduos, no Algarve.

Assim, por cada tonelada de embalagens de plástico, metal e pacotes de bebida recolhidos na escola, o estabelecimento a recebe 77 euros. Já por cada tonelada de papel/cartão, recebe 30 euros e por cada tonelada de vidro recebe 15 euros.

«As escolas que também separarem resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, no final recebem uma bonificação extra pelo seu desempenho ambiental», acrescentou a ALGAR.

Esta será a segunda edição do concuros. Na primeira, que decorreu noa no letivo de 2018/19, inscreveram-se 70 escolas e uma população escolar de mais de 26 mil alunos.

Entre Outubro de 2018 e Maio de 2019, os participantes separaram e depositaram nos ecopontos 109 toneladas de embalagens de plástico/metal; 119 toneladas de embalagens de vidro e 161 toneladas de embalagens de papel/cartão.

Ou seja, no total a ALGAR recolheu cerca de 390 toneladas de resíduos recicláveis e «distribuiu mais de 21 mil euros em prémios às escolas».

Para participar no concurso “Separa e Ganha” de 2019/20, as escolas deverão contactar a organização através do números 289880045 ou 800 203 251 (linha verde), ou do email [email protected].
Mais informações podem ser obtidas no site da ALGAR.

Comentários

pub