UAlg subiu ao pódio da Dragon Boat Race em Xangai

Este foi o segundo ano que a UAlg esteve presente no torneio interuniversitário

Uma equipa de 15 alunos da Universidade do Algarve (UAlg) ficou em 3º lugar, na prova dos 200 metros da competição Dragon Boat Race, disputada de 18 a 22 de Setembro, em Xangai (China).

A equipa da UAlg, que ficou a menos de um segundo da segunda classificada, também garantiu o sétimo lugar na prova dos 100 metros.

Este foi o segundo ano que a UAlg esteve presente no torneio interuniversitário.

As corridas estão inseridas no Dragon Boat Festival, também conhecido como Duānwǔ Jié ou Festival do Barco do Dragão, uma das mais importantes e tradicionais datas festivas para os chineses.

Comemorado há mais de 2000 anos na China, o Dragon Boat Festival tornou-se Património Cultural Imaterial Nacional, em 2006, e Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em 2009.

Previamente, a disputa seria por fases eliminatórias, nas modalidades de 100 metros e 200 metros, mas devido às condições climatéricas adversas este formato foi alterado.

Além disso, haveria provas de 4×100 metros e 4×200 metros de kayak e stand-up paddle alternados. No próprio dia, a organização do evento decidiu alterar o formato para apenas uma volta de 100 metros e uma de 200 metros e a classificação teve em conta os melhores tempos. Já a disputa de kayak e SUP acabou por não ocorrer. Os resultados da equipa algarvia são de destacar, considerando que se realizaram apenas dois dias de treinos.

Além da UAlg, foram ainda convidadas a participar as seguintes universidades: Tokyo University of Marine Science and Technology, (Japão); Korea Maritime and Ocean University, (Coreia do Sul); Tunku Abdul Rahman University (Malásia); Shanghai Ocean University (China); Shanghai Ocean University International Team United (China); Confucius Institute of Panama University (Panamá); University of Tasmania (Austrália); Zhejiang Ocean University (China); Polar Snow Dragon (China); Shanghai Maritime University (China).

A Universidade do Algarve participou no âmbito da cooperação existente entre a Universidade do Algarve e a Shanghai Ocean University (SHOU).

Comentários

pub