Gastão Cruz vence Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa

A entrega do prémio, no valor de 5 mil euros, será no próximo dia 19 de Outubro, às 16h00, na Biblioteca Municipal de Faro

O poeta farense Gastão Cruz é o vencedor do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, acaba de anunciar a Câmara de Faro. 

A decisão foi tomada, de forma unânime, esta terça-feira, 3 de Setembro, pelo júri que é constituído por Helena Vasconcelos (crítica literária), Fernando Pinto do Amaral (professor e porta) e pelo João Minhoto Marques (docente da Universidade do Algarve).

A escolha do livro “Existência”, de Gastão Cruz, publicado em 2017 pela Assírio & Alvim, acabou por se impor.

A decisão do júri fundamentou-se no reconhecimento da «excelência de uma obra perfeitamente trabalhada, em que o autor leva a cabo uma profunda meditação sobre o drama existencial, sobre a vivência poética, sobre o caminho percorrido por alguém que se tem dedicado, por completo, a um estudo e questionamento permanente do “ser poético”».

“Existência” é uma obra ímpar, no entender do júri, «não apenas pelo facto de revelar uma profunda sabedoria, como também por, inequivocamente, partilhar de modo intencional esse conhecimento».

«Trata-se, com efeito, de um livro no qual convergem a experiência da vida e a vivência do tempo de um eu que se dá a conhecer nas suas convicções, mas também nas suas dúvidas, procurando conciliar a voz pessoal com a consciência do destino humano. Este livro alcança, assim, uma notável qualidade poética, a que não são alheios o pensamento sobre a poesia e uma dimensão auto-referencial patentes em muitos dos textos que o compõem e inscrevendo-se, deste modo, na melhor tradição moderna da poesia europeia», diz o júri.

Gastão Cruz vem juntar-se a Fernando Echevarria, Fernando Guimarães, Nuno Júdice, João Rui de Sousa, Luís Quintais e João Luís Barreto Guimarães, figuras de relevo no panorama da poética nacional, que conquistaram as anteriores edições do Prémio, que é promovido pela Câmara de Faro.

Também ensaísta, crítico literário e tradutor, além de professor e encenador, Gastão Cruz nasceu, em Faro, no ano de 1941.

É, segundo a Câmara de Faro, «autor de um dos mais relevantes trajectos da poesia portuguesa contemporânea, marcado por um esforço de renovação e autonomização da linguagem poética, que também passa pela reinvenção de algumas formas clássicas, e por um particular cuidado na construção formal dos poemas e na sua articulação dentro de cada livro».

A entrega do prémio, no valor de 5 mil euros, será no próximo dia 19 de Outubro, às 16h00, na Biblioteca Municipal de Faro.

A iniciativa conta com o alto patrocínio da Fundação Millennium BCP e apoios da Delta Cafés, Hotel EVA, Restaurante Tertúlia Algarvia, Faro Boutique Hotel e Direção Regional da Cultura do Algarve.

Comentários

pub