Câmara de Loulé saúda nomeação de Tolentino Mendonça para Cardeal

«Loulé guarda com muito carinho e admiração a ligação de D. Tolentino de Mendonça a esta terra»

A Câmara de Loulé veio a público manifestar o seu «mais profundo contentamento» pela nomeação do padre José Tolentino Mendonça a Cardeal.

«Esta nomeação é de grande importância para todo o país, pois, reforça o seu peso no Colégio Cardinalício e representa o reconhecimento da presença da Igreja Católica na nossa sociedade», diz a autarquia, em nota pública.

«Loulé guarda com muito carinho e admiração a ligação de D. Tolentino de Mendonça a esta terra que, segundo o próprio, conheceu através da obra da nossa estimada conterrânea Lídia Jorge».

Grande figura da cultura portuguesa, poeta, filósofo, teólogo e moralista, D. Tolentino de Mendonça foi o primeiro premiado do Grande Prémio Literário Crónicas e Dispersos Literários Câmara Municipal de Loulé/ Associação Portuguesa de Escritores (2016), ao qual se juntaram grandes nomes do panorama literário e cultural português como Rui Cardoso Martins (2017), Mário Cláudio (2018) e Pedro Mexia (2019).

A obra “Que coisa são as nuvens”, livro que reúne as melhores crónicas do autor, publicadas na coluna semanal do Jornal Expresso, valeu-lhe este galardão atribuído em Loulé.

A Câmara de Loulé «expressa os seus mais sinceros parabéns a D. José Tolentino de Mendonça e faz votos das maiores felicidades no desempenho das suas novas funções».

Comentários

pub