Algarve faz parte da criação de novo Centro de Indústrias Culturais e Criativas

Objetivo desde centro é consolidar e promover uma oferta cultural inovadora no seio da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia

A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve é uma das entidades responsáveis pela aposta numa rede de cooperação transfronteiriça, através da Centro de Empreendimento de Indústrias Culturais e Criativas (Centro Magalhães). Neste sentido, a comunidade intermunicipal participará, a 18 e 19 de Setembro, numa reunião que vai definir o calendário e ações a desenvolver para a concretização do projeto Magalhães que representa um investimento, até 2021, superior a 27 milhões de euros.

O objetivo desde centro é consolidar e promover uma oferta cultural inovadora no seio da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia (Euro_AAA).

«A cooperação nesta área específica fundamenta-se nas raízes históricas, patrimoniais e culturais, ligadas aos descobrimentos, comuns às três regiões envolvidas, bem como à presença de um tecido produtivo de baixa densidade no conjunto do território da EURO_AAA», explica a AMAL.

Este tipo de indústrias são um dos motores da mudança do tecido produtivo das zonas mais desfavorecidas e geram emprego com benefício direto para a população residente.

Este projecto, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER através do Programa Interreg V- A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, prevê a criação do Centro Magalhães, em Sevilha, e de vários polos, no Algarve e no Alentejo. Além disso, pretende-se ainda recriar a rota efetuada por Fernão de Magalhães na primeira circum-navegação do globo, assinalando assim os 500 anos desta façanha.

No âmbito do projeto Magalhães, a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve será responsável pela execução de um programa de capacitação, através da realização de eventos de apresentação e aperfeiçoamento de ideias e de capacitação de potenciais empreendedores, no domínio das indústrias criativas e culturais, na elaboração do guia de apoio ao Empreendedor Cultural, criação e colocação em funcionamento do Observatório transfronteiriço das indústrias criativas e culturais, bem como pela realização de uma Feira de Inovação Cultural.

Comentários

pub