“Serrenhos” voltam à Manta Rota para tomar um Banho Santo

Manta Rota está a acolher as festas em honra de São João da Degola

Fotos: Gonçalo Dourado/Sul Informação

A tradição do Banho Santo, que noutros tempos trazia as gentes da serra algarvia até à praia, acompanhados pelos seus animais de carga, volta a cumprir-se no dia 29 de Agosto, na Manta Rota.

Esta iniciativa acontece no dia em que, segundo a tradição, São João Baptista foi degolado. O Banho Santo é assim chamado porque, outrora, havia a crença de que um banho de mar tomado nesse dia era santo e tinha o dom de curar todos os males. No final do ritual, a celebração era rematada com um piquenique.

Agora, a tradição é recriada pela associação «A Manta» e pela Câmara Municipal de VRSA, que todos os 29 de Agosto se vestem (neste caso, despem) a rigor e fazem um piquenique de manhã, em pleno areal da praia Manta Rota.

Este será o ponto alto das festas em honra de São João da Degola, que já estão a decorrer e que vão animar esta localidade do concelho de Vila Real de Santo António e sua conhecida praia com concertos, bailes e fogo-de-artifício, até ao dia 31 de Agosto.

Os concertos e bailes acontecem sempre a partir das 22h00, no largo do Posto de Turismo, por onde vão passar, até ao dia 31 de Agosto, várias bandas e artistas. No dia 25, domingo, o cartaz integra uma corrida e marcha desportiva, com início às 9h30.

A 29 de Agosto, dia de São João Baptista, além do Banho Santo, às 11h00, há procissão e missa ao ar livre em honra de São João Baptista. Mais tarde, às 22h00, tem início o serão musical, a que se segue, à meia-noite, um espetáculo de fogo de artifício, na frente marítima.

As festas em honra de São João da Degola são organizadas pela associação «A Manta» e têm o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela e de outras entidades e empresas locais.

Comentários

pub