“Desvios da Natureza” trazem Bordalo Pinheiro, Silva Porto e José Malhoa a Faro

A inauguração está marcada para dia 18 de Julho, às 18h30, com visita guiada por Nuno Faria, curador da exposição

Columbano Bordalo Pinheiro, Silva Porto, Henrique Pousão e José Malhoa são alguns dos nomes da coleção de pintura naturalista, da Fundação Millenium BCP, que vai estar, de 18 de Julho a 20 de Outubro, no Museu Municipal de Faro.

Estas e outras obras, entre elas peças de arqueologia, trabalhos do farense Carlos Porfírio e também dos artistas Pedro Tropa, Ilda David e René Bertolo protagonizam os “Desvios da Natureza”, título da exposição.

A inauguração está marcada para dia 18 de Julho, às 18h30, com visita guiada por Nuno Faria, curador da exposição.

Na iniciativa também vão participar Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, António Monteiro, presidente da Fundação Millennium BCP, e Marco Lopes, diretor do Museu de Faro.

O projeto expositivo “A Evolução do Braço”, realizado em 2018 no Museu Municipal de Faro e que estabeleceu um diálogo entre a colecção Millennium BCP e o trabalho de artistas contemporâneos, tem agora um novo capítulo com a exposição “Os Desvios da Natureza”.

Assim, no contexto do Museu Municipal de Faro, e em diálogo com as suas coleções, bem como com peças de artistas contemporâneos convidados, põe-se em cena uma polifonia de diferentes formas de abordar essa entidade: Natureza-Homem, Natureza-História, Natureza-Deus.

No âmbito do projeto e no decurso da exposição será publicada uma edição original, em formato de Guia do Museu, com um conjunto de textos inéditos, fotografias das novas intervenções no espaço do Museu e um discurso contemporâneo sobre o singular património da instituição, nomeadamente o Mosaico Romano, Tesouro Nacional, reabilitado com o patrocínio da Fundação.

Alberto de Sousa Pinto, António Silva Porto, Aurélia de Souza, Carlos Reis, Columbano Bordalo Pinheiro, Falcão Trigoso, Henrique Pousão, João Vaz, José Malhoa, Miguel Ângelo Lupi são todos os artistas que compõem esta exposição.

Comentários

pub