CDS diz que caso de grávida transferida para Évora é de «absoluta gravidade»

CDS-PP diz, em comunicado, que «encara estes factos com muita preocupação»

O CDS/PP quer saber que medidas tomará o Governo para resolver a atual situação das maternidades do Algarve, classificando o caso da transferência de uma grávida, de 28 semanas, para Évora como de «absoluta gravidade».

Neste sentido, os centristas, em nota enviada às redações, adiantam que os deputados João Rebelo (cabeça de lista pelo Algarve nas próximas Legislativas), Teresa Caeiro (eleita pelo círculo de Faro, em 2015) e Isabel Galriça Neto questionaram esta segunda-feira, 8 de Julho, por escrito, a ministra da Saúde sobre esta situação.

Na madrugada deste domingo, recorde-se, uma grávida, de 28 semanas, teve de ser transferida para Évora devido à sobrelotação da Maternidade de Faro e ao encerramento da de Portimão.

«As grávidas enviadas de Portimão para Faro são obrigadas a fazer 68 quilómetros por autoestrada. No entanto, esgotando a sua capacidade de atendimento, o Hospital de Faro reencaminha as grávidas para o Hospital de Évora, a 224 quilómetros», relembram os centristas.

O CDS-PP diz, no mesmo comunicado, que «encara estes factos com muita preocupação, considerando ser absolutamente necessário e prioritário assegurar tanto o acesso à saúde, como a qualidade da prestação de cuidados de saúde à população, o que, neste caso, claramente, continua a não acontecer».

Na mesma pergunta, os deputados do CDS-PP querem também que a ministra confirme que decorre um concurso nacional para admissão de pessoal médico para a área hospitalar, encontrando-se abertas duas vagas para pediatras no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

Depois, e sendo reconhecido pelo Conselho de Administração do CHUA que, para resolver o problema da falta de médicos pediatras, será necessário, eventualmente, recorrer a empresas de prestação de serviços médicos, os deputados do CDS-PP questionam quais os motivos para que o problema se mantenha e que medidas foram já tomadas para efetivar estes contratos.

Sem prejuízo das questões já colocadas sobre “Falta de médicos pediatras na maternidade do Hospital de Portimão”, de 12 de Junho, «e devido à escalada preocupante de casos que colocam em risco a saúde dos portugueses, o CDS-PP entende ser de extrema urgência obter esclarecimentos por parte da ministra da Saúde».

O PSD/Faro também já veio a público criticar a atual situação da saúde no Algarve.

Comentários

pub