Velejadores do Naval de Faro já ganharam prémio ainda antes de competir

Ginásio Clube Naval vai investir 25 mil euros na ida de velejadores seus a competições internacionais

Fotos: Hugo Rodrigues|Sul Informação

Ainda não entraram em competição, mas já ganharam um prémio. Os seis velejadores do Ginásio Clube Naval de Faro (GCNFaro), que vão representar Portugal no Europeu e nos Mundiais, em Laser 4.7 e Optimist, vão ter todas as despesas pagas pelo clube.

O Naval de Faro irá custear todas as despesas inerentes à participação nas diferentes provas, que não são pagas pela Federação Portuguesa de Vela, nomeadamente deslocação, alojamento, refeições e inscrição.

A direção do GCNFaro quis recompensar Guilherme Cavaco e Miguel Sancho, que integrarão a seleção nacional que disputará o Campeonato do Mundo de Optimist, em Julho, nas Caraíbas, bem como Leonor Dutra, William Risselin, João Pontes e Lúcia Neto, que vão representar Portugal no Mundial e no Europeu de Laser 4.7, pelo «seu esforço e dedicação».

«Esta é a forma que nós entendemos que é justa de premiar os atletas. Isto não é mais do que retirar o esforço que seria pedido aos pais, que também recebem este prémio», ilustrou João Marques, presidente do Ginásio Clube Naval de Faro.

«Estamos a falar de uma verba de cerca de 25 mil euros, para poder levar estes atletas ao estrangeiro. É um esforço grande, para um clube como o nosso, até porque eram conhecidas as dificuldades financeiras que tínhamos no passado. Felizmente, com o muito trabalho que temos feito, a situação financeira está sanada e temos as contas equilibradas», acrescentou.

 

William Risselin, Lucia Neto, Leonor Dutra e João Pontes

 

E nem sequer há contrapartidas, já que a expetativa do clube é que os atletas «se divirtam e aproveitem ao máximo, porque, muitas vezes, é daqui que saem os grandes atletas».

Para o presidente do GCNFaro, «não vale a pena estar a pôr pressão sobre eles, porque já basta a que eles sentiram para chegar onde chegaram».

Este sábado, dia 18, fazem-se à água três dos atletas algarvios que disputarão o Campeonato Europeu de Laser, que vai decorrer em Hières, na França, até ao dia 25. Leonor Dutra, campeã nacional da classe Laser 4.7, João Pontes e Lúcia Neto são os atletas do GNCFaro que integrarão a seleção portuguesa, que é composta quase exclusivamente por velejadores algarvios.

Além dos três jovens farenses, fazem parte desta equipa cinco atletas do Clube Naval de Portimão, nomeadamente Daniel Cristiano, Rodrigo Dias, Mara António, Francisco Dias e Rafael Sousa, bem como Vladislav Bedlinsky, da Associação Naval do Guadiana. Sem ser algarvio, só mesmo Manuel Magalhães, do Clube Naval de Leça.

Também na classe Laser 4.7, mas no Campeonato do Mundo, a disputar entre 16 e 23 de Agosto em Kingston, no Canadá, Portugal será representado por três atletas, todos do GCNFaro. A Leonor Dutra e João Pontes juntar-se-á William Risselin, campeão nacional, que só não estará no Europeu, que começa hoje, por ter compromissos escolares aos quais não podia faltar.

 

Miguel Sancho e Guilherme Cavaco

 

Antes disso, mas já em pleno Verão, Guilherme Cavaco e Miguel Sancho vão alinhar pela seleção nacional que estará em Antígua, em Antígua e Barbados, nas Caraíbas, entre os dias 6 e 16 de Julho, a disputar o Mundial de Optimist.

E se Guilherme Cavaco é já um veterano nestas lides, apesar da tenra idade – conseguiu quatro apuramentos consecutivos para o Mundial desta classe, feito inédito em Portugal -, Miguel Sancho terá a sua estreia em mundiais, depois de já ter representado o nosso país em Campeonatos da Europa.

E não serão apenas atletas que o GCNFaro irá enviar para as seleções, uma vez que também os técnicos Rui Belchior e Joaquim Coutinho estarão presentes nos mundial de Optimist e no Europeu e Mundial de Laser 4.7, respetivamente.

«Este é o culminar de um ano de sucessos, nomeadamente da Leonor e do William, que também foram campeões nacionais na sua classe. O Naval e estes atletas escreveram, uma vez mais, uma página na história da vela nacional», considera João Marques.

 

Comentários

pub