Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
festival de caminhadas

A inauguração do (renovado) Palácio Gama Lobo, a tradicional Festa da Espiga ou a atribuição de um prémio literário a Pedro Mexia são as principais iniciativas com que Loulé vai celebrar, de 25 de Maio a 1 de Junho, o Dia do Município. 

O programa arranca já no próximo sábado, 25 de Maio, com a apresentação do 16º Festival MED no Cine-Teatro Louletano, às 21h30, num momento que integra também um concerto com o grupo Fogo Fogo.

Nesse mesmo dia, o Museu Municipal de Loulé assinala o seu 24ª aniversário e, nesse sentido, será apresentado, às 16h30, o nº7 da Revista “Raízes”, uma edição deste Museu que fala sobre as questões do património. O Mercadinho da Reciclagem, Artes e Mercado do Baú preenche a manhã, na Zona Histórica.

recrutamento zoomarine 2025

Nos dias 27, 28 e 29 tem lugar mais uma edição do Centro de Saúde das Brincadeiras, no Parque Municipal, uma parceria do Centro de Saúde de Loulé e da autarquia, que tem em vista desmistificar o receio das crianças relativamente aos serviços de saúde. Para este dia estão previstas também atividades desportivas nos Centros Municipais de Marcha e Corrida de Loulé e Quarteira.

Na quarta-feira, 29 de Maio, a partir das 10h30, é inaugurada a Estação Elevatória de Vale do Lobo, bem como os quatro postos de carregamento para viaturas elétricas neste resort. É também em Vale do Lobo que será lançado o projeto Smart Waste System/Gestão Inteligente de Resíduos.

Às 18h00, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, é apresentado o livro “Zeca Afonso – Inéditos”, de José Moças.

À noite, às 21h30, o cantautor que marcou a história de Portugal e da música portuguesa será também homenageado no Cine-Teatro Louletano, a partir das 21h30, com o concerto “Por terras do Zeca”, com Zeca Medeiros, Filipa Pais, João Afonso e Maria Anadon.

Também neste dia, será atribuída a Medalha de Reconhecimento aos Funcionários da Câmara com mais de 35 anos de serviço. A cerimónia acontece às 18h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

 

Sul Informação
Festa da Espiga

 

A Quinta-Feira de Ascensão, ou Quinta-Feira da Espiga, 30 de Maio, marca o Dia do Município. As festividades iniciam-se com o tradicional hastear da Bandeira e parada de Bombeiros e Banda Filarmónica Artistas de Minerva, em frente aos Paços do Concelho. A cerimónia de entrega do prémio a Pedro Mexia, vencedor da 4ª edição do Grande Prémio Literário Crónicas e Dispersos Literários CML/APE, acontece a partir das 9h30, na Sala da Assembleia Municipal.

Às 10h45, no âmbito do projeto ABC – Loulé Active Life, Health and Research, serão celebrados protocolos com o IPST (Instituto Português de Sangue e Transplantação), INSA (Instituto Nacional de Saúde, Ricardo Jorge), INFARMED, SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde) e INEM.

Já às 12h00, é inaugurada a exposição “O Homem que só queria ser Tóssan”, na Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, dedicada ao pintor, ilustrador, decorador e gráfico algarvio.

A partir das 16h00, na vila de Salir, decorre mais uma edição da emblemática Festa da Espiga, com destaque para o desfile etnográfico em representação das atividades agrícolas, muitas em vias de extinção, do interior algarvio.

No dia 31, sexta-feira, às 11h00, é inaugurada a Fonte Cupertino Miranda e o parque de estacionamento Melvin Jones, em Vilamoura.

No encerramento da programação, a 1 de Junho, a Cerca do Convento Espírito Santo é palco da Feira Social do Concelho de Loulé, iniciativa onde estarão representadas as principais associações de carácter social que fazem parte deste Município. É neste espaço que, a partir das 10h30, irá realizar-se o concerto final do ano letivo dos alunos do Conservatório de Música de Loulé.

Um dos momentos mais importantes desta Semana do Município acontece às 11h30, com a inauguração da obra de reabilitação do Palácio Gama Lobo (Palácio dos Espanhóis), futura sede do projeto Loulé Criativo que ficará instalada neste emblemático edifício abrasonado do final do século XVIII. A cerimónia contará com a presença de Pedro Siza Vieira, ministro Adjunto e da Economia.

«Há ainda uma proposta imperdível para os amantes de fotografia e da natureza: às 19h00, é inaugurada em Vilamoura, no parque de estacionamento em frente ao Lake Resort, a Exposição Photo Ark, da National Geographic que contará com a atuação do Grupo Coral Infantil de Loulé, neste que será também o Dia Mundial da Criança», diz a Câmara de Loulé.

Nesse mesmo dia, e no âmbito dos Petiscos do Pescador, Quarteira irá reviver a tradição da Lavada que convida toda a população a puxar a rede para terra.

Fruto da pujança económica que advém principalmente da atividade turística mas também da capacidade empreendedora das suas gentes e de quem escolhe este local para residir e trabalhar, Loulé é hoje um dos mais importantes municípios da região e do país.

sessões de cinema de inverno

Também poderá gostar

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

Obras zona histórica de Loulé. Maio 2025. MC (3)

Loulé garante que «todas as condições estão asseguradas para o MED», apesar das obras na zona histórica

DiaCidade24_Dia3HD

Quarteira celebra 26 anos de cidade